Durante o mês de abril, a nova poesia europeia volta a ‘invadir’ a cidade de Varsóvia. E vai ler-se Fernando Pessoa nas ruas da capital da Polónia.
São 100 mil poemas representativos da nova poesia europeia e podem ser lidos em em cartazes, paragens de autocarros, ecrãs, entre muitos outros locais no centro da cidade e arredores, informa núcleo do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua na capital polaca.
Este ano, o ‘Poemas na Cidade’ aumenta o seu alcance não só apenas triplicando o número de lugares onde aparecerão os poemas, mas também unindo os novos países.
Na edição do ano passado a inicitiva divulgou 27 mil poemas em muitos locais no centro da urbe e arredores. Mais de cem cafés ‘vestiram’ copos e canecas de chá com poemas, e muitas livrarias e bibliotecas esconderam marcadores nos livros, com as poesias da iniciativa.
Se em 2017 foam divulgados poemas de 16 autores europeus, este ano são 18 os poetas em destaque, representando “a diversidade de tradições, culturas e pontos de vista de artistas de diferentes cantos do nosso continente”, informa a nota divulgada pelo núcleo do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.) em Varsóvia.
Liberdade é o tema de 2018
No ano passado, Portugal esteve representado pela poema ‘Mitologia Galante’, de Daniel Jonas, escrito especialmente para a iniciativa.
Este ano, o tema central da iniciativa ‘Poemas na Cidade’ é a ‘Liberdade’ e Portugal está representado pelo poema de Fernando Pessoa – ‘Liberdade’ – tradizido pelo escritor polaco Michal Lipszyc.
“O poema estará à vossa espera nas paragens de autocarro em os. Iskra 01, na rua Jugosławiańska, e em Przyczółek Grochowski, na rua al. Stanów Zjednoczonych”, até 15 de abril e ainda em “Novotel 02 em Żwirki i Wigury e em Nowy Świat 02, na rua Świętokrzyska, entre os dias 16 e 30 de abril”, convida o Camões. I.P.
A 23 de abril, a partir das 18h haverá uma leitura de poesia no Teatro Real do Parque Łazienki.
Leia os poemas que estão espalhados por Varsóvia, em: www.wierszewmiescie.eu