Impostos já podem ser pagos por telemóvel ou débito direto

Data:

Finalmente o Ministério das Finanças lançou uma nova aplicação para facilitar o pagamento de impostos, tanto a quem está fora de Portugal, como quem cá reside.

Milhares de portugueses que residem fora de Portugal, e que têm imóveis e carros em Portugal, deparavam-se todos os anos com a questão de pagar os seus impostos, como IMI ou IUC.
Finalmente o Ministério das Finanças lançou uma nova aplicação para facilitar o pagamento de impostos, tanto a quem está fora de Portugal, como quem cá reside.
O novo sistema permite consultar a situação fiscal, saber os impostos em cobrança e aqueles cujo prazo de pagamento já passou. A aplicação permite ainda acompanhar os reembolsos.
O Fisco tornou ainda possível o pagamento de impostos por débito direto e esta é a grande “revolução”. Ficando autorizado e agendado os impostos a pagar não temos que nos preocupar.

Pagar com débito direto

O Portal das Finanças apresenta agora outra novidade. O utilizador pode escolher pagar os seus impostos por débito direto, uma prática já recorrente nas faturas de serviços mas que ainda não era explorada pelo Fisco.
O Ministério das Finanças permite o pagamento via débito direto do IRS, IRC, Imposto Único de Circulação e Imposto Municipal sobre Imóveis.
No Portal das Finanças, o contribuinte deve criar uma autorização para cada imposto. Em cada autorização, o contribuinte escolhe se pretende que o débito direto seja recorrente ou pontual e para que imposto é que deve ocorrer.
Pode ainda definir o montante e o período máximos autorizados. É possível também cancelar o débito direto no website da Autoridade Tributária e Aduaneira.
Na apresentação destas novas ferramentas, o ministro das Finanças defendeu que o débito direto “vai evitar coimas e custas associadas por falta de pagamento de impostos nos prazos legais”.
Mário Centeno assinalou que o Fisco cobrou 54 milhões de euros em 2017 em coimas relacionadas com atrasos no pagamento de Imposto Único de Circulação.
Portanto no site peça a sua senha de acesso e lembre-se que a mesma tem que ser mudada, por questões de segurança, de dois em dois anos, para não ficar inoperacional.
Depois, num computador, e sem sair de casa, faça o que leva horas de espera numa repartição de Finanças.
Também o Fisco prevê poupar com o novo sistema. A ministra da Modernização Administração espera poupar “2,9 milhões de euros” e “7.145 horas de trabalho”.
Mário Centeno explicou que o Fisco gasta, em média, 86 cêntimos na cobrança de impostos que são pagos através da rede multibanco. O valor é quatro vezes superior ao custo que a operação de débito direto representa para o Estado: 20 cêntimos, segundo os números do governante.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.