Um folar da Páscoa muito simples

Data:

Estamos na semana da Páscoa, quadra religiosa particularmente importante para os cristãos. Momento também de celebração em família, à volta de uma mesa onde brilha a gastronomia portuguesa. E onde não pode faltar o Folar da Páscoa…

Ingredientes:
2 colheres de chá de fermento
100 ml de leite
1 pitada de sal
Raspas de limão
Erva doce (opcional)
1 ou 2 ovos cozidos
3 ovos inteiros
1 ovo batido para envolver o folar
80 gramas de açúcar
850 gramas de farinha
120 gramas de margarina
2 colheres de chá de canela

Modo de preparação:
Comece por aquecer o leite. De seguida junte-lhe 100 g de farinha e de fermento. Deixe repousar a massa durante algum tempo para fermentar. Depois acrescente o açúcar e o resto da farinha, um bocadinho de sal e as raspas da casca de limão. Para um folar ficar delicioso e saboroso, deve colocar a canela e a erva-doce triturada. Caso não seja fã de um deles pode optar por utilizar apenas um destes ou nenhum deles. No entanto, não obterá o mesmo sabor do folar tradicional.
Quando a massa já estiver bem levedada, junte-lhe três ovos, previamente batidos, com a manteiga derretida e coloque literalmente as mãos na massa para a amassar e até se descolar facilmente das mãos. Caso a massa esteja muito liquida e não descole facilmente das mãos, pode acrescentar-lhe mais um pouco de farinha. Com um pano tape o recipiente da massa e deixe-o repousar durante o tempo necessário até que a massa aumente de volume.
Quando a massa já tiver o dobro do volume, separe-a em duas partes e molde-a. Depois acrescente os ovos cozidos e molde a massa à sua maneira ou se não quiser fugir à tradição, dê-lhe a forma tradicional do folar. Pré-aqueça o forno à temperatura máxima, pincele o ovo batido na massa do folar e leve-o ao forno.
Quando a massa estiver fofinha e bem douradinha retire do forno, sirva e delicie-se!

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.