‘Ecos do Mar’ é uma escultura com rendas de bilros e vai ser exposta no Japão

Data:

‘Ecos do Mar’, uma instalação de arte contemporânea da artista plástica Cristina Rodrigues será exposta em Tóquio, Japão, no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

‘Ecos do Mar’ é uma enorme escultura com rendas de bilros de Vila do Conde de autoria da arquiteta e artista plástica portuense Cristina Rodrigues.
Esta instalação de arte contemporânea, que representa um coração de grandes dimensões, vai ser apresentada ao público na capital do Japão no próximo 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
“’Sarasa’ de Cristina Rodrigues. É tempo de dar as boas vindas à Primavera!”, começa a desvendar a artista plástica, através de uma publicação na sua página na rede social ‘facebook’.
“Trata-se de uma peça tridimensional, com a forma de um coração, que terá uma altura de 3,5 metros, composta rendas de bilros, tingidas de vermelho para representar o sangue dos laços familiares, e outros materiais têxteis, e que será suspensa por fitas de cetim”, explicou à Lusa Cristina Rodrigues.
As dezenas de rendas de bilros que estão a dar corpo a ‘Ecos do Mar’, que será a peça central de uma exposição, foram todas doadas por rendilheiras de Vila do Conde, que, segundo a autora, “aceitaram com entusiasmo” o desafio de participarem no projeto.

A escultura, que representa um coração de grandes dimensões, vai ser apresentada ao público em Tóquio no próximo 10 de Junho

Num encontro com rendilheiras a 2 de março, Elisa Ferraz, presidente da Câmara Municipal, autarquia que abraçou este projeto de Cristina Rodrigues desde o início, realçou o facto da obra “ter o condão de ultrapassar fronteiras e projetar, ainda mais, a nível internacional, as rendas de bilros e o nome de Vila do Conde”.
Arquiteta e artista plástica, Cristina Rodrigues nasceu no Porto em 1980. As suas esculturas e instalações de arte de grande escala, por vezes resultantes de um trabalho colaborativo com vários grupos de artesãos portugueses, têm sido apreciadas por variadas audiências internacionais em Inglaterra, Espanha, Alemanha, China, Brasil, Japão e Sri Lanka.
Cristina Rodrigues é uma artista e arquitecta portuguesa nascida no Porto em 1980. Licenciada em arquitetura e com um mestrado em história medieval e renascentista pela Universidade do Porto, mudou-se para Manchester, no Reino Unido, onde recebeu o seu doutoramento e lecionou na universidade local.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.