Viajar na Páscoa tornou-se quase tão popular como o cabrito ou o folar da época.
Aproveitando o feriado prolongado da Sexta-Feira Santa, muitas famílias cumprem algumas viagens com os mais novos, para fazer programas curtos mas muito intensos.
Deixamos aqui algumas sugestões para esta Páscoa.
Há dinossauros à solta na Lourinhã
O Dino Parque é o maior museu ao ar livre de Portugal, inserido numa área de 10 hectares, incluindo 4 percursos correspondentes a algumas das mais importantes épocas da historia da terra: O fim do Paleozóico, O Triásico, O Jurássico e O Cretácico.
Ao longo desses percursos os visitantes podem observar mais de 120 modelos de dinossauros e outros animais à escala real. O Parque foi especialmente concebido para ser uma experiência “Edutainment” (Educação + Entretenimento), aliando a parte de conhecimento da evolução da Terra e também a parte de diversão para toda a família.
Além dos percursos ao ar livre, no edifício central do Dino Parque pode ser visitada a exposição do Museu da Lourinhã, exibindo o seu fantástico espólio de descobertas paleontológicas. No laboratório é também possível observar, ao vivo, a preparação de fósseis.
Poderá, ainda, encontrar um Pavilhão das Atividades, onde os visitantes poderão experimentar algumas atividades relacionadas com a paleontologia.
As primeiras negociações com vista à criação do Dino Parque foram iniciadas em 2012. Nessa mesma altura foi assinado o Acordo de Cooperação entre o Município da Lourinhã e o Dinosaurierpark de Münchehagen.
A construção do Parque foi iniciada em 2017, acreditando que será um projeto âncora com grande impacto no desenvolvimento turístico da região, pela sua importância a nível cultural, educativo e de entretenimento.
Os modelos de dinossauros expostos no Parque são construídos com o maior rigor científico, à escala real e de acordo com as ultimas descobertas feitas pelos paleontólogos, em estreita cooperação e coordenação com cientistas de todo o mundo.
Podem ser observados não só os mais famosos dinossauros do mundo, como o Triceratops, o Stegosaurus e o grande o Tyrannosaurus rex, o mais famoso de todos os predadores, mas também, dinossauros descobertos na Lourinhã como o Torvossauros gurneyi, o Lourinhasauros ou o Supersaurus.
O Dino Parque da Lourinhã foi especialmente concebido para ser uma experiência elaborada no conceito “Edutainment” (Education + Entertainment), aliando um forte componente história, cientifica e educativa com uma componente divertida e de entretenimento. De forma a enriquecer a sua visita, o Dino Parque dispõe de inúmeras atividades adaptadas a todas as idades. Sabemos que o exercício ajuda na aprendizagem.
O conhecimento cientifico sobre dinossauros, como a fascinante forma de vida extinta, são ensinados de forma lúdica e apropriada à idade da criança.

No Jardim Zoológico pode viajar pelo mundo, sem sair de Lisboa
Viajar pelo reino animal no Zoo de Lisboa
No Jardim Zoológico, vai poder viajar pelo mundo, sem sair de Lisboa. Comece por descobrir os Tigres-de-sumatra na densa vegetação da Floresta Tropical Húmida, observar o comportamento dos leões, girafas e elefantes da árida Savana Africana e deslumbre-se com os voos majestosos das coloridas aves da América do Sul.
Os visitantes do Jardim Zoológico podem desfrutar de apresentações e atividades que promovem a dinamização da visita e que dão a oportunidade de conhecer melhor algumas das espécies que habitam no Zoo.
O espectáculo dos golfinhos (em baixo na foto) será um dos momentos mais apreciados para quem visitar o renovado Jardim Zoologico de Lisboa a oferecer muita diversão e conhecimento aos visitantes.
E para quem tiver necessidades especiais, convém não esquecer que o Jardim Zoológico disponibiliza aos seus visitantes cadeiras de rodas que poderão ser solicitadas aos seguranças do parque, na entrada do Zoo. As cadeiras de rodas destinam-se a pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Será necessário apresentar identificação com fotografia para recolha de dados, número de telefone e morada.

O Portugal dos Pequenitos é um parque lúdico-pedagógico destinado essencialmente à Criança
No mundo encantado do Portugal dos Pequenitos
Situado em Coimbra, o Portugal dos Pequenitos é desde 8 de junho de 1940, data da sua inauguração, um parque lúdico-pedagógico destinado essencialmente à Criança.
Nascido pela mão e pelo génio de Bissaya Barreto e projetado pelo arquiteto Cassiano Branco, integra desde 1959 o património da Fundação Bissaya Barreto , que tem como patrono este ilustre Professor.
Retrato vivo da portugalidade e da presença portuguesa no mundo, o Portugal dos Pequenitos é ainda hoje um referencial histórico e pedagógico de muitas gerações.
Para além de ser um espaço de aproximação de culturas e de cruzamento entre povos, o Portugal dos Pequenitos é também uma mostra qualificada da arte escultórica e arquitetónica que, pela miniatura e pela minúcia, ainda hoje encantam crianças, jovens e adultos. Destaque para a “área monumental” espaço ilustrativo dos principais monumentos do país, dando-se maior destaque aos principais monumentos das regiões de Trás-os-Montes, Douro, Minho e Beiras e também pelos das regiões do Ribatejo, Alentejo e Algarve. e ainda para os países de expressão portuguesa pelo mundo.

São oito quilometros que proporcionam um passeio “intocado”, rodeado de paisagens de beleza ímpar
A natureza em pleno nos Passadiços do Paiva
Os Passadiços do Paiva localizam-se na margem esquerda do Rio Paiva, no concelho de Arouca, distrito de Aveiro.
São oito quilometros que proporcionam um passeio “intocado”, rodeado de paisagens de beleza ímpar, num autêntico santuário natural, junto a descidas de águas bravas, cristais de quartzo e espécies em extinção na Europa. O percurso estende-se entre as praias fluviais do Areinho e de Espiunca, encontrando-se, entre as duas, a praia do Vau. Uma viagem pela biologia, geologia e arqueologia que ficará, com certeza, no coração, na alma e na mente de qualquer apaixonado pela natureza.
Partida: Areinho / Espiunca
Distância a Percorrer: 8700m (linear)
Duração Média: 2h e 30m
Nível de Dificuldade: Alto
Desníveis: Acentuados
Âmbito: Desportivo, Cultural, Ambiental e Paisagístico
Época aconselhada: Todo o Ano
Passagem por Geossítios: Garganta do Paiva, Cascata das Aguieiras, Praia Fluvial do Vau e Gola do Salto