‘Pessoa.Toda a Arte é uma Forma de Literatura’ é o tema da exposição que o Museu Rainha Sofia, em Madrid, Espanha, tem patente até 7 de maio. A exposição conta com 56 obras do Museu Calouste Gulbenkian.
Realizada em coprodução com a Fundação Calouste Gulbenkian, esta mostra aborda “o período artístico da modernidade portuguesa a partir dos princípios estéticos de Fernando Pessoa”, informa a Gulbenkian. “Toda a arte é uma forma de literatura, porque toda a arte é dizer qualquer coisa”, assinava Álvaro de Campos em 1936 na revista Presença, uma das mais influentes revistas literárias portuguesas do século XX.
É desta observação que parte o título da mostra que reúne mais de 160 obras de vários artistas como Almada Negreiros, Amadeo de Souza-Cardoso, Adriano Sousa Lopes, Mário Eloy, Júlio (Saul Dias), Sonia Delaunay, entre outros, numa abordagem das principais correntes estéticas portuguesas do século XX.
Com a curadoria de João Fernandes, subdiretor do Museu Rainha Sofia, e da historiadora de arte Ana Ara, a exposição conta com 56 obras do Museu Calouste Gulbenkian, numa coprodução entre as instituições espanhola e portuguesa. A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra também colabora com a exposição, tendo cedido quatro cartas escritas por Miguel de Unamuno ao poeta Eugénio de Castro e cinco exemplares das mais importantes revistas literárias da modernidade portuguesa. Neste âmbito, o destaque vai para Orpheu, revista que veio a público em 1915, fundada por Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro.
Partindo de três núcleos estéticos desenvolvidos pelo escritor – ‘Paulismo’, ‘Intersecionismo’ e ‘Sensacionismo’ -, a exposição apresenta “toda uma série de documentos, imagens e conceitos relacionados com a figura de Fernando Pessoa”, refere João Fernandes, incluindo textos e obras de pintura, desenho e fotografia das principais correntes estéticas portuguesas ao longo de mais de duas décadas (1914-1936).
A Embaixada de Portugal em Espanha, em parceria com o ICEP e o Turismo de Portugal, organiza atividades paralelas, como mesas-redondas e um ciclo de cinema.
O Museu Rainha Sofia é o mais visitado de Espanha e um dos mais visitados em todo o mundo, com mais de 3,6 milhões de entradas em 2016.
‘Pessoa. Toda a arte é uma forma de literatura’
Até 7 de maio
Museu Rainha Sofia
Calle Santa Isabel, 52
Paseo del Arte
Segunda-feira e de quarta a sábado, das 10h às 21h. Domingo, das 10h às 19h. Encerra à terça-feira
Preço: bilheteira 10€ (online: 8€ + custos