Direção-Geral da Saúde confirma mais casos de sarampo: são já 62

Data:

Segundo o mais recente relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS) aumentou o número de casos de doentes com sarampo.
“Até às 19 horas do dia 20 de março de 2018 foram reportados 168 casos suspeitos de sarampo, a maioria dos quais com ligação ao Hospital de Santo António, no Porto”, informa o relatório da DGS
Deste total, seis estão internados com situação clínica estável e a aguardar investigação laboratorial.
Dos 168 casos reportados, 62 foram confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e 70 resultaram negativos, enquanto os restantes 36 casos aguardam resultado laboratorial, estando quatro internados, informa ainda a Direção-Geral da Saúde. Quanto aos casos confirmados, são todos doentes adultos, e um pertence à Região Centro com ligação ao surto que decorre na região Norte.

Necessidade de prevenção e controlo

A Direção-Geral da Saúde tem estado a alertar todas as unidades de saúde para o facto de estarem a ocorrer surtos de sarampo em vários países da Europa este ano, nomeadamente Grécia, Roménia, França e Itália. Recentemente também foi verificado um surto no Reino Unido.
Relembra ainda que a vacinação é a principal medida de prevenção contra esta doença.
Num comunicado divulgado no seu site, a sublinha que se aproxima a primavera e o verão, “período em que os movimentos internacionais de cidadãos são mais intensos e o risco de contrair a doença é maior”, e recomenda a todas as unidades de saúde que devem estar alerta para o diagnóstico precoce de casos de sarampo.
Relembra ainda que a Organização Mundial da Saúde exige um mínimo de 2/100.000 casos suspeitos de sarampo investigados e informados pelo laboratório de referência (Instituto Ricardo Jorge).
“Este critério terá de ser obrigatoriamente cumprido para se poder afirmar, com segurança, que estão a ser detetados todos os casos que surgem e que se atingiu o controlo total da transmissão em menos de 12 meses, dando provas desta situação aos avaliadores internos e externos, por forma a manter o estatuto da eliminação do sarampo em Portugal”, refere ainda no comunicado da Direção-Geral da Saúde.
Sobre o Programa Nacional de Vacinação, e à aplicação da vacina VASPR, a prioridade deve ser dada à vacinação atempada aos 12 meses e aos 5 anos de idade, “garantindo convocatória de todas as crianças com esquemas em atraso”.
Em 2017 o sarampo provocou 35 mortes na região europeia, incluindo um em Portugal.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.