A Câmara Municipal de São Brás de Alportel formalizou, a 15 de março, a contratação de cinco sapadores florestais
Os cinco sapadores florestais vão assim constituir uma equipa criada pela autarquia de São Brás de Alportel para atuar em todo o concelho.
“Esta é uma equipa muito desejada pelos são-brasenses, com uma missão relevante que requer muito empenho”, afirmou o presidente da Câmara, citado num comunicado divulgado pelo município.
Vítor Guerreiro sublinhou ainda a sua confiança em que estes sapadores florestais “vão ser eficazes no seu trabalho de defesa do nosso riquíssimo património natural e humano”.
A equipa vai trabalhar nas áreas da silvicultura preventiva, na vertente da gestão de combustível florestal com recurso a técnicas manuais, moto manuais, mecânicas ou fogo controlado, entre outras, informa a nota da autarquia de São Brás de Alportel.
A manutenção e proteção de povoamentos florestais no âmbito da gestão florestal e do controlo de agentes bióticos nocivos, a silvicultura de carácter geral, a manutenção e beneficiação de infraestruturas de defesa da floresta e de apoio à gestão florestal são outros trabalhos que o grupo vai realizar.
O executivo autárquico refere ainda que a equipa vai trabalhar também de perto com as populações ao nível da sensibilização para as normas de conduta em matéria de proteção florestal, “nomeadamente no âmbito do uso de fogo, da limpeza das florestas e da fitossanidade”.
“A vigilância armada, primeira intervenção em incêndios florestais, apoio a operações de rescaldo e vigilância ativa pós-rescaldo, no âmbito da Proteção Civil, são igualmente funções dos sapadores florestais”, enumerou ainda a autarquia.
A criação da equipa de sapadores florestais no concelho de São Brás de Alportel surge no seguimento da aprovação da candidatura a um programa lançado pelo Governo português.
“Em todo o país, foram aprovadas 20 de 120 candidaturas apresentadas. Cada candidatura aprovada inclui a entrega de uma viatura devidamente equipada, no valor de 40 mil euros, que o município recebeu a 3 de agosto, pelas mãos do Primeiro-Ministro, António Costa, numa cerimónia realizada em Oliveira do Hospital”, observa ainda a nota da autarquia.
Para além da viatura, o Governo atribuiu um apoio financeiro para fazer face, durante os primeiros cinco anos, às despesas necessárias para a constituição da equipa de cinco sapadores florestais municipais.
Na mesma nota, a câmara subinha que a equipa vai trabalhar durante todo o ano “na gestão e defesa da floresta, desenvolvendo trabalhos de manutenção e limpeza, e também de vigilância durante o período crítico de incêndios florestais”.