Mau tempo: Proteção Civil prevê subida da água na bacia do Tejo

Data:

A Proteção Civil prevê que durante todo o dia haja “uma pequena subida” dos níveis da água na bacia do Tejo e manteve por isso o Plano Especial de Emergência no nível azul. A estrada 590, entre Couço e Santa Justa, e e a ponte dos Alcaides/Almajões estão submersas.

Em comunicado emitido hoje, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém afirma que o caudal do rio Tejo continua com variações, apresentando um valor médio de 1.000 metros cúbicos por segundo.
Segundo o CDOS de Santarém, “o regresso total das águas ao seu leito normal será lento, dificultando a normalização da circulação rodoviária”.
A nota adianta que no distrito se encontram atualmente apenas submersas a estrada 590, entre Couço e Santa Justa, no concelho de Coruche, e a ponte dos Alcaides/Almajões, no de Santarém.
“As barragens de Fratel, Pracana e Castelo de Bode têm debitado nas últimas horas valores com alguma flutuação entre os 800m3/s e 1400m3/s no conjunto das barragens”, afirma a nota, adiantando que “durante todo o dia irá sentir-se uma pequena subida das alturas hidrométricas”.
A Comissão Distrital de Proteção Civil mantém o nível de alerta do Plano Especial de Emergência na Bacia do Tejo no nível Azul, o mais baixo, mantendo as recomendações às populações ribeirinhas para que retirem equipamentos e animais de zonas normalmente inundáveis e que não atravessem, com viaturas ou a pé, estradas ou zonas alagadas.
Num comunicado emitido ontem às 18h, a Autoridade Nacional de proteção Civil (ANPC) alertava para o agravamento das condições meteorológicas,” com ocorrência de precipitação, intensificação do vento, queda de neve e agitação marítima” em toda a orla costeira, no dia de hoje.
“A precipitação acumulada poderá atingir 30 mm entre as 00h00 e as 12h, e 40 mm nas 12 horas seguintes, especialmente a Norte do Tejo”, informava a ANPC.
O vento pode hoje atingir rajadas máximas de 100 km/h, podendo ser pontualmente superior nas zonas mais expostas ou elevadas, havendo ainda a previsão de agitação marítima forte e “a partir das 15h” ondas a atingir uma altura de quatro a cinco metros em toda a costa, situação que se poderá prolongar até a manhã do dia 16 de março.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.