Na edição de 2018 desta que é apontada como a maior maior plataforma de negócios do setor alimentar e bebidas para a exportação em Portugal, as novidades e os produtos inovadores não escaparam ao olhar do ministro da Agricultura, Florestas e do Desenvolvimento Rural e dos importadores de cerca de 110 países que percorreram o certame.
Luís Capoulas Santos, que visitou o certame no dia 14 de fevereiro, fez um elogio ao setor afirmando que “a agricultura tem vindo, ano após ano, a crescer em termos de produção e em termos de exportações”.
O titular da pasta da Agricultura, Florestas e do Desenvolvimento Rural percorreu o certame, que decorreu de 12 a 14 de fevereiro no Altice Arena, em Lisboa, e deu aos jornalistas deu alguns exemplos do que viu.
“Acabamos de provar um espumante vendido em pequenas latas, batatas-fritas comercializadas em embalagens que parecem produtos de luxo e um gin português em embalagens que parecem de perfumes da alta qualidade. Estamos a produzir em quantidade, mas também em qualidade e a exportar cada vez mais”, elogiou na altura.
Mas foram muitas as novidades que foram apresentadas aos importadores na edição deste ano.
Todas elas tiveram como princípio base a vontade das empresas portuguesas em inovarem as suas marcas ou acrescentarem novos produtos ao seu portfolio, sempre com o objetivo focado na exportação.
Uma delas foi a cerveja ‘Quinas’, apresentada pela empresa Domus Capital em primeira mão, no SISAB Portugal. “Uma vez que este certame traz vários compradores internacionais achamos que o SISAB era o local para darmos início à divulgação deste novo projeto”, afirmou o presidente do Conselho de Administração da Domus Capital, ao ‘Mundo Português’. Segundo Sérgio Duarte, o novo produto do grupo Domus Capital, nasce “como uma alternativa” de mercado aos players já existentes.
“O nosso propósito é sermos a terceira marca de cervejas no mercado nacional, sendo que as duas primeiras estão bem posicionadas. Pretendemos ser uma alternativa a estes dois players para os mercados internacionais, levando o nome de Portugal cada vez mais longe”, assume o esponsável máximo da Domus Capital.
Das cervejas para os produtos do mar, a Brasmar foi outra das empresas a apresentar novidades no certame. “Lançamos recentemente uma nova imagem da Brasmar através das embalagens de cinco gamas de produtos – Original, Seleção, Tradição, Premium e Nacional – e criamos um segmento de três linhar diferenciadas, que apresentamos em primeira mão nesta feira”, revelou Fernando Roldão, administrador da empresa.
“Um evento de referência”
Também nos vinhos, produto de maior representatividade nas exportações potuguesas do agroalimentar, houve fortes novidades no SISAB Portugal 2018.
A Adega Mor aproveitou a edição deste ano para “testar” a receção a vinhos que serão lançados este ano, como explicou a diretora de marketing e exportação da empresa
“Ao longo de 2018 lançaremos outras marcas, que aliás estamos a testar aqui, como ‘Calçada Velha’ e ‘Rua da Betesga’, vinhos que vão buscar a tipicidade das castas autóctones que já existiam nas nossas quintas. Diria que esta é uma tipologia de vinhos que se adapta ao mundo e o SISAB Portugal, sendo um evento de referência, é uma forma alternativa de chegarmos a mercados que de outra forma não chegaríamos. Aqui podemos ir a todos os cantos do globo sem sairmos do mesmo sítio”, assumiu Maria Ramalho.
Presente pela primeira vez no certame, a Casa José Repolho fez ali o lançamento da nova imagem do ‘Dom Martin’ que chega agora ao mercado com um novo rótulo, mais moderno e inovador.
“O ‘Dom Martin’ é essencialmente direcionado para que está a iniciar-se na degustação de vinhos, produzido a partir de castas portuguesas, tanto no branco como no tinto”, apresentou Hernani Magalhães, enólogo da Casa José Repolho. A novidade atraiu a atenção de importadores.
“Já conseguimos fazer contatos que confirmam uma parceria”, revelou ao ‘Mundo Português’, acrescentando que se trataram “de importadores de vários países”.
Já a Carnes Landeiro, empresa fundada em 1977, em Vila Nova de Famalicão, revelou no SISAB 2018 o rebranding da marca que pretende dar-lhe “uma expressão a nível internacional, como explicou o diretor de Exportação da empresa.
“Este rebranding da marca e os novos projetos que estamos a dinamizar são para atingirmos valores que dupliquem o que estamos neste momento a realizar na exportação”, que se situa entre os 10 e os 12 por cento, revela Rui Silva.
Mais novidades
Há 31 anos a comercializar bacalhau, a Lugrade já trabalha o mercado de exportação e é presença assídua no SISAB Portugal. Na edição deste ano a pesença foi no sentido de reforçar a gama de bacalhau demolhado ultracongelado, como explicou o Diretor Comercial da empresa.
“Este ao voltamos a trazer o nosso bacalhau ‘Vintage’ (20 meses) que lançamos no ano passado, mas acima de tudo o nosso objetivo é reforçar o bacalhau demolhado ultracongelado, um produto mais prático para o consumidor e mais prático em alguns mercdos onde não há a tradição de demolhar o bacalhau”, explicou Joselito Lucas.
Também a Frangus aproveitou a ediçao deste ano para apresentar uma novidade. “Estamos a lançar a ‘Canja de Frango do Campo’, uma receita da minha avó, bastante antiga, e também as ‘Asas de Frango Picantes’, um produto que já nos tinha sido bastante pedido, essencialmente na gama de petiscos”, revelou João Santos, gerente da empresa.
Noutro produto de eleição português, o azeite, houve também empresas a levar novidades até ao SISAB 2018. Foi o caso da Viveiros Monterosa, que aproveitos a presença no certame para lançar no mercado a sua nova linha de produto, o azeite virgem extra ‘Horta do Felix’.
Segundo os administradores da empresa algarvia, o SISAB Portugal “deve ser encarado como uma oportunidade para iniciar ou reforçar a vertente exportadora das empresas”. “A presença neste evento inseriu-se no seguimento da estratégia da empresa em apostar na dinamização e crescimento nos mercados de exportação”, assumem.