Museu Nacional Ferroviário recebeu vagão histórico

Data:

A coleção do Museu Nacional Ferroviário tem uma nova peça: um vagão pertencente ao antigo Comboio Socorro do Entroncamento

Datado da década de 30 do século XX, o Vagão de Socorro do Entroncamento prestaria serviço de apoio em situações de acidente, descarrilamento, trabalhos na via, entre outras ações.
Este veículo tem a particularidade de conter no seu interior “as respetivas ferramentas e equipamentos de trabalho originais, convertendo-o numa peça ímpar, de inestimável valor histórico e patrimonial”. Informa uma nota do Museu Nacional Ferroviário.
A movimentação entre Elvas, cidade onde o veículo estava depositado, e o Museu Nacional Ferroviário contou com o apoio da Medway, da Infraestruturas de Portugal e da EMEF – Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário no suporte operacional.
Este veículo e todo o seu património integrado vão passar agora por obras de restauro e conservação, sendo posteriormente incluídos na exposição permanente no Entroncamento.

O Museu Nacional Ferroviário conta a história do caminho-de-ferro em Portugal e está inserido no complexo ferroviário do Entroncamento, cidade do distrito de Santarém.
Envolve uma área de 4,5 hectares com 19 linhas ferroviárias e reúne uma coleção com 36 mil objetos, dos primórdios da locomotiva a vapor ao transporte ferroviário atual e do futuro.
O acervo é diversificado e composto por material circulante, motor e rebocado, equipamentos de via, oficina, estação e escritório. Inclui ainda património relacionado com as comunicações de via e de estação, sinalização, proteção e segurança, entre outros objetos.
O Museu Nacional Ferroviário é, juntamente com o Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, um dos dois únicos museus nacionais a integrar a lista dos 40 finalistas ao Prémio Museu Europeu do Ano 2018, anunciada pelo Fórum Europeu dos Museus.
Criado pelo Conselho da Europa, o Fórum Europeu dos Museus (European Museum Forum ou EMF) atribui o Prémio Museu Europeu do Ano (European Museum of the Year Award ou EMYA, na sigla original) desde 1977, ano da sua fundação.
Na área da museologia, o Prémio Museu Europeu do Ano é o principal e o mais antigo dos galardões atribuídos pelo EMF e também o mais prestigiado na Europa.
O Museu Europeu do Ano 2018 e restantes premiados vão ser conhecidos em maio numa cerimónia que decorrerá na Polónia.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.