Mostra Nacional de Banda Desenha começa na quinta-feira em Coimbra

Data:

A terceira edição da Mostra Nacional de Banda Desenhada ‘Coimbra BD’ vai decorrer, nesta cidade, de quinta-feira a dia 11, com a participação de autores portugueses e, pela primeira vez, estrangeiros, anunciou a Câmara Municipal.

A ‘Coimbra BD’ deste ano, que voltará a ter na Casa Municipal da Cultura o seu principal espaço, “apresenta um conjunto de ações que procuram representar o que de melhor se cria ao nível da banda desenhada (BD), atingindo públicos diversos, desde o infantojuvenil, às famílias” e a todos aqueles que “cultivam o gosto por esta expressão artística, perspetivando-se um aumento dos níveis de fidelização ao evento”, afirma a autarquia.

“Aposta firme da Câmara Municipal de Coimbra no panorama cultural”, a exposição, “perseguindo o êxito alcançado nas edições anteriores”, a ‘Coimbra BD’ de 2018 promete um “programa diversificado e de elevada qualidade”, com destaque para a sua “primeira internacionalização, com a presença de dois convidados”: o italiano Walter Venturi e o sérvio r.m. Guéra.

Marcam presença cinco autores portugueses convidados, “representantes da escrita, do argumento para BD ou da criação artística, ao nível da ilustração, áreas reveladoras do vasto universo da ‘9.ª Arte’”, salienta a Câmara de Coimbra, numa nota enviada à agência Lusa.

Reunindo “um conjunto de 18 editores e livreiros especializados” em BD, a mostra promove, fundamentalmente, “ações que apelam à participação do público”, designadamente através de ‘workshops’, tertúlias, exposições (“algumas das quais integrando visitas acompanhadas”), sessões de autógrafos com autores de BD, mesas de artistas, jogos de tabuleiro e o “já habitual” desfile e concurso de disfarce e fantasia (‘cosplay’).

A exibição de curtas-metragens de animação infantil (integradas no périplo nacional dos ‘Filminhos infantis à solta pelo país’, pela Zero em Comportamento) e de terror (premiadas no Festival de Cinema MoteLx) fazem igualmente parte do programa.

“O evento abre-se à cidade ultrapassando as fronteiras da Casa Municipal da Cultura, já que a Galeria Pedro Olayo (filho), no Convento São Francisco, acolhe, entre sábado e quinta-feira, uma exposição de ilustração, de João Vaz de Carvalho, realça ainda a autarquia.

‘Coimbra BD’ é promovida pela Câmara em colaboração com a livraria Dr. Kartoon, na produção do evento, e a Casa da Esquina/Graal, na apresentação do projeto Sapata Press (“uma plataforma de produção editorial transnacional, na área da BD, direcionada a autoras de países de língua portuguesa”), e o apoio dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra e da Rádio Universidade de Coimbra (RUC).

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.