A afirmação do concelho como um território qualificado e valorizado, sustentado e sustentável, moderno e funcional, dinâmico e atrativo, privilegiando a excelência e a visibilidade no exterior da vila enquanto polo turístico ancorando projetos inovadores e motrizes no âmbito do trinómio Homem-Mar-Terra é o objetivo central das operações inscritas no PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.
A requalificação de espaços públicos e a melhoria da mobilidade integram a estratégia de desenvolvimento da Nazaré, cujo território urbano tem origens milenares.
O aumento da procura da Nazaré, especialmente depois da notoriedade alcançada pelo produto “ondas”, a necessidade de posicionamento do concelho no quadro da oferta turística nacional e internacional e o compromisso de preservação de uma história singular de formação do território conduziram à consolidação de uma estratégia de desenvolvimento urbano focada na integração, revitalização e potenciação dos fatores de desenvolvimento dos três núcleos que historicamente a estruturaram: o triângulo Praia-Sítio-Pederneira.
É neste âmbito que se inserem as ações de Reabilitação do Largo Bastião Fernandes (Pederneira), Reabilitação do Largo da Praça de Touros (Sítio); Reabilitação da Marginal da Praia da Nazaré (Praia) e a Melhoria do Interface de Transporte Público, seguindo uma estratégia que se encontra alinhada com os objetivos do Programa Portugal 2020.
A regeneração urbana dos três núcleos populacionais da freguesia da Nazaré, assim como a promoção de estratégias de redução de emissões de dióxido de carbono foram identificados como prioridades de investimento, tendo a mobilidade urbana sustentável e o plano de ação de regeneração urbana sido os primeiros ângulos de ação desta grande empreitada da qualificação do território.
A intervenção no Largo da Pederneira, dianteiro à Antiga Casa da Câmara (edifício sede do concelho até 1912) está concluída. Com um investimento de 96.425 euros (comparticipação de 81.961,25 euros do FEDER), traduz-se, hoje, numa mobilidade amiga dos peões, das atividades e do ambiente, proporcionando condições de conforto e segurança na via e espaços públicos, e incrementando a eficiência energética.
Objetivo idêntico esteve na base da intervenção efetuada no Largo da Praça de Touros (Sítio), local de passagem regular de turistas e de forte utilização pelos locais, assim como dos visitantes e utilizadores de alguns dos equipamentos instalados ali à volta, tais como a restauração, o santuário e os monumentos e a própria Praça de Touros, em dias de espetáculos.
Esta ação representa mais um forte investimento, de 184.993,73 euros (157.209,58 euros FEDER), no reforço do conforto e qualidade ambiental. As obras encontram-se concluídas, faltando, apenas, a entrega da empreitada à Câmara Municipal para que possa ser feita a inauguração do espaço.
Com a intervenção no espaço público está, também, a ser implementado o plano de mobilidade concelhia, nomeadamente numa das vias mais conhecidas por todos: a avenida da frente do mar.
Modernizar e qualificar as infraestruturas, os equipamentos e a gestão da circulação, do estacionamento e da via pública, com particular foco na melhoria e integração dos percursos pedonais e cicláveis; assim como a mobilidade através do reordenamento da circulação automóvel, do estacionamento e das cargas e descargas são o foco da intervenção ainda em curso na Marginal da Praia da Nazaré.
Representando um investimento muito significativo (1.006,611,62 com a comparticipação FEDER de 855.619,88 euros) na melhoria das condições de mobilidade, da circulação automóvel e do estacionamento; mas também nas condições de conforto para a mobilidade pedonal (em particular pela existência de passeios) e da acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida; com a requalificação do espaço público, e criação de novos espaços de estar ou de lazer; resolvendo conflitos entre a preservação e vivência do património e o acesso automóvel, através da modernização e redução significativa da poluição sonora e visual provocada por publicidade desregrada, a empreitada foi executada por três fases (estando a última ainda a decorrer).
É no âmbito desta qualificação territorial que entra a melhoria do interface de transporte público, cujo valor de investimento é de 430.000,00 euros (comparticipação de 365.500,00 euros do FEDER). Ainda em fase de elaboração de projeto, terá o seu forte contributo para a estratégia de afirmação deste território como mais um atrativo para a economia do turismo.