Médicos portugueses estão em Cabo Verde a promover formação em cirurgia ambulatória

Data:

Sessenta profissionais de saúde de Cabo Verde vão receber formação em cirurgia ambulatória, num curso ministrado por médicos portugueses e promovido pela Associação Portuguesa de Cirurgia Ambulatória

O curso começa hoje e prolonga-se até ao dia 21 no Hospital Batista Sousa, ilha de São Vicente, em Cabo Verde.
Promovido pela Associação Portuguesa de Cirurgia Ambulatória (APCA) em parceria com a Associação Internacional de Cirurgia Ambulatória (IAAS), é dirigido a 60 profissionais de saúde.
A formação integra um projeto de promoção da cirurgia de ambulatório nos países lusófonos e será transmitida por telemedicina para outros hospitais em Cabo Verde, informa a APCA.
“O principal objetivo deste curso passa por formar profissionais de saúde, que posteriormente vão ser os interlocutores de formação nos hospitais/países onde se pretende que a cirurgia de ambulatório se desenvolva”, explica o presidente da APCA.
“Esperamos, assim, contribuir de forma positiva para a implementação da cirurgia ambulatória em Cabo Verde, tal como já aconteceu com outras iniciativas semelhantes em países como a França, China, Hungria ou Roménia”, acrescenta Carlos Magalhães, citado num comunicado da APCA.
O curso realizado no Hospital Batista Sousa vai abordar temas como “as vantagens da cirurgia ambulatória para adultos e crianças, avaliação e procedimentos cirúrgicos em ambulatório, e muitos mais”, informa ainda a APCA. Entre os formadores estão os especialistas portugueses Carlos Magalhães, Paula Sarmento, Vicente Vieira e Célia Castanheira.
A cirurgia em regime de ambulatório tem tido, nos últimos anos, em Portugal, um desenvolvimento positivo, sendo que o principal fator de sucesso e desenvolvimento tem sido a sua característica multidisciplinar, envolvendo diferentes grupos profissionais, assim como a garantia de segurança e de elevados índices de qualidade no tratamento dos nossos doentes.
A Associação Portuguesa de Cirurgia Ambulatória (APCA), que comemora este ano o seu 20º aniversário, tem como principal objetivo defender, promover e protagonizar o processo de evolução da cirurgia de ambulatório em Portugal.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.