Há produtores de raça mirandesa alarmados com falta de alimento

Data:

Os produtores de bovinos de raça mirandesa estão “alarmados” com os efeitos da seca nas sementeiras e na produção de alimento para os animais.

A falta de pasto nos lameiros está a levar os produtores de bovinos de raça mirandesa a deixar os animais em estábulo.
“Confrontamo-nos com uma situação alarmante que passa pela falta de pasto nos lameiros. As sementeiras correram muito mal, tudo porque muitas delas nem sequer rebentaram e os produtores estão recorrer suplementos alimentares para os animais”, revelou à Lusa o secretário técnico da Associação de Produtores de Bovinos de Raça Mirandesa (ACRBM), Válter Raposo.
Segundo o técnico, o ano passado também não houve forragens em quantidade suficiente e agora as explorações agrícolas estão a ressentir-se desse problema, o que está a afetar todas as explorações pecuárias do território do Nordeste Transmontano.
“O futuro, neste caso é uma incógnita. Se não chover nos próximos tempos, os pastos poderão não rebentar. Por outro lado, no que respeita às culturas de sequeiro, a situação está muito atrasada para o tempo”, frisou o responsável.
Os produtores estão às recorrer as reservas de outros anos. Outros estão a comprar forragens e palha, principalmente na vizinha Espanha a preços tidos “como especulativos”.
“Os alimentos para animais encarecerem muito. Posso dizer que o preço da palha está ao dobro dos preços praticados no ano passado, uma situação, que se vai ressentir na economia das explorações pecuárias, já que a margem de lucro é cada vez menor”, vincou Válter Raposo.
As explorações de bovinos de raça mirandesa rondam em média as quarenta fêmeas reprodutoras, havendo casos em que podem ultrapassar a centena de efetivos.
“É nas explorações de maior dimensão que a seca se faz sentir com mais intensidade, já que é preciso produzir mais alimento para o gado”, observou.
A médio prazo, e segundo o secretário técnico da ACRBM, a falta de alimento provocado pela seca poderá trazer repercussões na reprodução dos animais, o que poderá comprometer o efetivo de uma raça que já esteve ameaçada de extinção.
O Solar dos Bovinos de Raça Mirandesa está confinado aos concelhos Miranda do Douro, Vimioso, Mogadouro, Bragança, Vinhais e Macedo de Cavaleiros.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.