O Grupo IDIS orgulha-se das suas raízes sólidas, que engloba uma grande diversidade de áreas de negócio no setor da industria (panificação e pastelaria), comercialização e distribuição de produtos alimentares no canal Horeca nos seus vários segmentos incluindo Hotelaria e Restauração, com cozinha de autor. Somos uma solução transversal em vários segmentos de mercado e tipologia de clientes, aproveitando também a sinergia da nossa empresa de transportes. O sucesso deste grupo deve-se em grande parte, à capacidade de cultivar uma forte apetência pela cultura de mudança, de dinamismo e liderança. A empresa orgulha-se de vencer os mais ambiciosos desafios, sempre com um olhar no futuro e na procura de novos caminhos.
A ambição nasce do contínuo estabelecimento de metas que testam os limites e estimulam a vitalidade da empresa.
“Ambicionamos ser um grupo líder de empresas especializadas, produzindo uma ampla gama de produtos e serviços de alta qualidade voltados para canais crescentes e nichos de mercado, que proporcionem crescimento e diferenciação para os nossos clientes, atendendo às necessidades dos consumidores finais.”
mais altos padrões
De uma empresa familiar ao Grupo IDIS
Gabriel Mesquita, Rui Pereira e André Pereira, são os irmãos que compõem a atual geração da família e que ao longo de vinte anos transformaram uma pequena empresa de moagem de farinhas, num grande grupo económico. Não escondem que a forte estrutura familiar da empresa é o segredo do grande sucesso. Ao falar dos pais assumem que “uma coisa que eles souberam fazer muito bem foi ensinar os três filhos a trabalhar, porque educação e trabalho nunca faltou na nossa casa”.
E vão mesmo mais longe ao defender que os valores que os pais lhes transmitiram foram decisivos porque só com “amor, trabalho e união é que se vence”.
Tudo nasceu com a Leopoldo a empresa das farinhas e da moagem, mais tarde com a entrada do “sangue novo” da nova geração as coisas começaram a acontecer. Cada um dos irmãos assumiu o seu papel numa área específica que abraçou. Gabriel Mesquita na área comercial, Rui Pereira na financeira e o André Pereira toda a parte logística.
E assim começou o crescimento do Grupo IDIS que alberga diversas empresas a apontar para diferentes áreas do comércio alimentar a partir da empresa inicial.
Nos últimos vinte anos, nasceu o trabalho de forma mais estruturado e organizado, que originou seis novas empresas e 210 colaboradores projetando uma faturação a rondar os 35 milhões de euros.
Em 1999 surgiu também o negócio da TRANSNEIVA uma empresa de transportes para servir a empresa, mas que à imagem da filosofia do grupo, também se autonomizou criando a sua própria rede de clientes. Hoje na sua faturação a casa mãe, representa pouco mais de 7%
A exportação é o caminho que já começou
Já estão presentes nos cinco continentes, e já pesa cerca de vinte por cento no total da faturação, mas pretendem que venha a aumentar muito mais. Há cerca de um ano abriram uma filial na Suíça para venda direta nesse mercado, e encontraram em Paulo Soares um export manager entusiasmado e por isso acreditam que 2018 vai ser um ano especial na vida do Grupo em matéria de exportação.
Gabriel Mesquita explica a lógica de crescimento da empresa. “Crescemos sempre apoiados nos nossos clientes, se o nosso cliente precisa de uma camisa, eu tenho de ter uma camisa para ele vestir. É isto que fazemos no dia-a-dia, perceber a mensagem do nosso cliente, estar ao lado dele e responder-lhe quando ele precisa”. Tem sido esta a tónica dos últimos vinte anos de trabalho da empresa o que se tem tornado verdadeiramente aliciante para todos os colaboradores. “Nunca estamos satisfeitos, esse dia só chegará quando chegarmos ao céu”. – acrescenta Gabriel Mesquita.
Mercados externos preferenciais
Relativamente a mercados com interesse especial, Gabriel Mesquita considera que são muito aventureiros “quase como os portugueses que sempre emigraram”, porque em todos os lugares onde têm ido, o projeto tem sido bem recebido pelos empresários portugueses no estrangeiro. “Estamos com muita aceitação na Lusofonia, em países como Angola, Moçambique, Cabo Verde, S. Tomé, e também em França, Holanda, Espanha, Luxemburgo, Suíça, Macau, Reino Unido, Estados Unidos entre outros. O caso da Austrália, por exemplo, mostra a nossa capacidade de entrar nos mercados, pois enviámos para lá uns produtos como amostra e os clientes gostaram muito do nosso produto português”.
Paulo Soares adianta que se tratou de um negócio feito através do SISAB PORTUGAL. O cliente Australiano esteve presente na feira e foi todo empolgado, tendo aberto já uma padaria com máquinas portuguesas que adquiriu também no SISAB PORTUGAL.
Com os pés bem assentes no chão
Quem percorre este caminho de sucesso ao longo de vinte anos, sabe que a exportação é um caminho que tem de ser longamente preparado, Neste momento já têm um terreno de oito hectares para construir a futura plataforma logística de apoio à organização para a exportação, existe a noção de que cada vez mais é necessário prestar um serviço de excelência aos clientes, com os melhores produtos nas melhores condições, porque “o caminho está determinado e sabemos por onde queremos ir” esclarece Rui Pereira.
No Grupo IDIS acredita-se no futuro, respira-se futuro “não existe concorrência a concorrência somos nós próprios. Sabemos que iremos ter sucesso porque o segredo é muito trabalho e a união de três irmãos. É isto que nos dá energia para apostar muito nos nossos clientes e somos muito fiéis à quilo em que acreditamos”.
O Grupo IDIS presta um apoio constante aos seus clientes tanto em apoio técnico como comercial, o que cria um relacionamento verdadeiramente único e que tem sabido ser especial.
Relacionadas
Finalmente o Airbus A330neo efetuou com total sucesso o seu primeiro voo de teste devendo chegar ao mercado no próximo Verão, o que é uma boa notícia para a TAP que encomendou 14 destes aparelhos para renovação da sua frota de A330, vindo a ser a primeira companhia do mundo a operar com os novos aviões.