Em outubro de 1917, o então Presidente da República, Bernardino Machado, partia de comboio de Lisboa para uma visita oficial que o levou a vários países, como a França onde visitou os soldados portugueses que combatiam na Primeira Guerra Mundial.
Para recordar aquela que foi a primeira viagem oficial de um Chefe de Estrado português ao estrangeiro, o Museu da Presidência da República organizou a exposição ‘Boa viagem, Senhor Presidente! De Lisboa até à Guerra – 100 anos da primeira visita de Estado’.
Até 4 de março é possível relembrar a ‘aventura’ de uma viagem que demorou 18 dias e é contada nesta mostra que o Museu da Presidência tem patente no Palácio da Cidadela, em Cascais.
O périplo de Bernardino Machado é contado em imagens e 550 peças e documentos do Museu da Presidência e de várias coleções públicas e privadas, como é o caso do Museu Bernardino Machado (na cidade de Vila Nova de Famalicão), que cedeu tanto objectos, como documentos.

Bernardino Machado com o presidente francês Raymond Poincaré na visita ao setor português do Exército mobilizado para a I Guerra Mundial.
Em plena Guerra Mundial
A Alemanha declarara guerra a Portugal em março de 1916, o que levou ao envio de tropas portuguesas para a frente de combate, na Europa.
Em janeiro de 1917, partiram para a Flandres francesa os primeiros homens do Corpo Expedicionário Português (CEP), e no final do verão foi tomada a decisão da viagem presidencial.
O objetivo principal era o encontro do Presidente da República Bernardino Machado com os soldados que tinham sido mobilizados para a guerra, manifestando-lhes, assim, a solidariedade de Portugal inteiro.
Assim, a 8 de outubro de 1917, Bernardino Machado partia de comboio, da Estação do Rossio, em Lisboa, acompanhado por uma pequena comitiva.
Com o Presidente da República seguiram, entre outros, o primeiro-ministro-chefe do Governo, como se dizia na época, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, além de cinco jornalistas.
A viagem, maioritariamente de comboio, durou 18 dias e de Lisboa até ao Reino Unido, Bernardino Machado teve vários encontros com presidentes e reis.
Foi recebido pelo Rei Afonso XIII de Espanha, o Presidente Raymond Poincaré de França, o Rei Jorge V de Inglaterra, Alberto I da Bélgica.
E visitou em França os militares do Corpo Expedicionário Português mobilizados na Primeira Guerra Mundial.

Bernardino Machado numa das etapas da sua visita oficial ao estrangeiro (autor desconhecido)
Quando viajar não era rotina
Para a jovem República portuguesa esta viagem oficial de um Presidente da República foi um momento importante para o tão desejado reconhecimento internacional.
“Remontando a uma época em que viajar não era uma rotina, mas um acontecimento, esta exposição é também uma homenagem aos milhares de portugueses que combateram nas trincheiras da Grande Guerra”, destaca o Museu da Presidência num texto sobre a exposição.
Boa viagem, Senhor Presidente! De Lisboa até à Guerra – 100 anos da primeira visita de Estado
Organizada pelo Museu da Presidência da República
Palácio da Cidadela de Cascais
Av. D. Carlos – Cascais
Até 4 de março
De terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Preços
Público em geral: 2,50 euros
Grupos escolares (preço por aluno): 0,50 euros
Estudantes (com comprovativo válido), séniores e reformados, professores e portadores de deficiência: 1,50 euros
Exposição está adaptada a pessoas com deficiência visual. Nesse caso, a visita é feita mediante reserva prévia.
Exposição Museu Presidencia_11-10-1917_em Saint-Venant para visitar o setor português do Exército mobilizado para a I Guerra Mundial. imagem de Arnaldo Garcez_Bernardino Machado e presid frances Raymond Poincaré
Visita de Estado de Bernardino Machado. Imagem: autor desconhecido (fotografia; 1917); arquivo
do Museu Bernardino Machado / Câmara Municipal de vila Nova de Famalicão.