Até 15 de abril, a Lampreia do Rio Minho é rainha nos pratos da gastronomia no concelhos do Vale do Minho3
A ADRIMINHO, juntamente com Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira, municípios do Vale do Minho, promovem a iniciativa ‘Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência’.
Ao longo de três meses, e até 15 de abril, vários restaurantes da região apresentam os mais saborosos pratos confecionados com o afamado petisco.
“Pelos seis concelhos, há uma panóplia de restaurantes aderentes à iniciativa que apostam na diversificação dos seus pratos de lampreia”, informa a organização.
Se uns inovam, outros mantêm a tradição. Há ensopada no molho do seu próprio sangue, a maneira mais habitual de a preparar, com arroz ou estufada.
Há também marinada em vinho verde tinto ou ensopada e servida com pão frito. Não vai faltas a lampreia de cabidelaou à bordalesa.
Melgaço participa na IX edição desta iniciativa com a presença de 12 restaurantes: Adega do Sabino, Adega do Sossego, Boavista, Casa Real, Chafarix, Foral de Melgaço, Mini – Zip, O Adérito, O Brandeiro, Paris, Tasquinha da Portela e Verde Minho.
Gastronomia sim, mas também cultura
A par da componente gastronómica, os seis municípios aliam propostas culturais, entusiasmando à descoberta da riqueza patrimonial e paisagística da região.
Em Melgaço há um programa de animação com atividades de turismo natureza ou aventura (como rafting, caminhadas, rapel, salto pendular, arvorismo, slide, escalada, passeios pedestres), visitas aos espaços museológicos da rede Melgaço Museus, visitas e provas nas adegas aderentes Rota do Vinho Alvarinho e também visitas a produtores de artesanato e de fumeiro.
E para os apaixonados e curiosos pela lampreia, Melgaço convida a visitar à exposição ‘As pesqueiras do Rio Minho’, a participar no jantar vínico de harmonização da lampreia com o Alvarinho, a 3 de março, ou a integrar a caminhada temática com a simulação da pesca da lampreia ‘Pela Rota das Pesqueiras’, a 4 de março.
A iniciativa tem o apoio do Turismo do Porto e Norte de Portugal.