Pelo nono ano consecutivo a Unidade Móvel Solidária ‘Reutilândia®’ vai percorrer Vila Nova de Gaia para recolher objetos de grandes e pequenas dimensões que serão entregues a quem deles mais precisa.
Este ano, o mote da campanha de sensibilização ambiental da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia é ‘A sua tralha vale ouro para quem precisa’.
Promovida em parceria com a SUMA, a campanha inicia-se a 22 de janeiro e vai acompanhar a Unidade Móvel Solidária ‘Reutilândia®’ até abril.
Partindo do princípio de que o que para uns é “tralha”, para outros pode ser uma ajuda preciosa, a ‘Reutilândia®’ recolhe objetos úteis das pessoas que já não precisam deles para os entregar a populações carenciadas.
“Móveis, eletrodomésticos, loiças, roupas, acessórios, calçado, carrinhos de bebé, brinquedos, livros, objetos de decoração e muitas outras coisas que ainda sejam prestáveis, podem ser trocadas por sorrisos, a partir de 22 de janeiro, nesta Unidade Móvel Solidária, que, pelo nono ano consecutivo, vai percorrer o município de Vila Nova de Gaia, até ao dia 6 de abril de 2018”, informa uma nota divulgada pela autarquia de Gaia.
A esta componente solidária, a campanha junta o objetivo de combater o desperdício numa fase em que o que foi transformado em resíduo ainda tem o valor de recurso.
Evita-se assim “que objetos em bom estado e ainda com vida útil sejam encaminhados para aterro”, explica a nota.
“Permite poupar espaço, recursos financeiros e materiais, ao mesmo tempo que se contribui para a preservação do Ambiente, através do princípio da reutilização: voltar a usar dando uma nova vida aos objetos entregues”, destaca a ainda a nota da autarquia.
O autocarro ‘Reutilândia®’ vai realizar circuitos mistos, de recolha e distribuição de utilidades, estacionando “em locais de fácil acesso e de grande fluxo populacional”, segundo um esquema pré-definido.
Para além da entrega direta nesta unidade móvel solidária – o número 962 184 410 – é disponibilizada uma linha telefónica para marcação prévia de situações de recolha ao domicílio.
O executivo municipal de Vila Nova de Gaia estima-se que desde o lançamento desta campanha, em 2008, tenha evitado que cerca de 95 mil utilidades domésticas fossem enviadas para aterro.