Novo hat-trick de Bas Dost dá liderança provisória

Data:

O Sporting recebeu e venceu o Desportivo das Aves por 3-0 e subiu provisoriamente à liderança isolada da I Liga de futebol, num jogo em que o resultado foi claramente melhor do que a exibição.

A equipa de Jorge Jesus sentiu grandes dificuldades na primeira parte, perante um Desportivo das Aves bem posicionado em campo e a criar problemas à defesa ‘leonina’ assim que recuperava a posse de bola e saía em velocidade para as transições ofensivas.

De resto, o jogo só se desbloqueou para o Sporting num lance de inspiração individual de Rúben Ribeiro, cuja titularidade foi surpreendente tendo em conta que chegou esta semana a Alvalade, e que foi quase sempre um corpo estranho na dinâmica ofensiva dos ‘leões’.

O ex-jogador do Rio Ave conseguiu ‘tirar um coelho da cartola’ para oferecer o primeiro golo a Bas Dost, vantagem que o Sporting, de todo, não tinha feito por justificar.

Na segunda parte, a equipa ‘leonina’ acabou por justificar o triunfo pela forma como controlou o jogo depois do segundo golo, de penálti, por Bas Dost, aos 51 minutos, optando por um jogo de contenção que viria a culminar com uma magnífica jogada coletiva de que resultaria o terceiro, também do holandês, em cima dos 90.

Com esta vitória, o Sporting assume provisoriamente a liderança, com 46 pontos, mais um do que o FC Porto, que defronta no domingo o Estoril, na Amoreira, e mais três do que o Benfica, vencedor por 3-1 em Braga, no sábado.

Por seu lado, o Rio Ave foi ao Restelo vencer o Belenenses por 2-1, muito por ‘culpa’ do talento do jovem Francisco Geraldes, o qual, já em período de compensações, deu o triunfo à equipa vila-condense na execução superior de um livre direto à entrada da área.

O Rio Ave foi a primeira equipa a marcar, aos 37 minutos, por Guedes, golo esse que premiou a supremacia técnica e tática da equipa nortenha sobre um Belenenses sem qualidade individual e coletiva para criar problemas à defesa adversária.

No entanto, na segunda parte, o Belenenses entrou com outra dinâmica e acutilância, ao mesmo tempo que o Rio Ave foi perdendo fulgor e frescura física, repondo a igualdade aos 53 minutos, por Bakic, que só não foi o resultado final porque Francisco Geraldes fez a diferença na última jogada.

O Rio Ave isolou-se no quinto lugar, deixando para trás o Marítimo, que cedeu um empate em Paços de Ferreira, enquanto o Belenenses deu sequência ao momento ‘negro’ que atravessa, somando o 11.º encontro seguido sem vencer, oitavo no campeonato.

Quem se isolou hoje no oitavo lugar foi o Boavista, ao receber e vencer o Portimonense por 2-0, num jogo decidido no primeiro tempo, com golos de Fábio Espinho e Talocha, aos quatro e 41 minutos.

O Portimonense começou de forma desconcentrada e a dar sinais de vulnerabilidade no setor defensivo, permeável ao futebol vertical que o Boavista apresentou, e que lhe valeu chegar à vantagem logo aos quatro minutos.

De resto, a equipa algarvia teve um minuto que lhe foi fatal à beira do intervalo, quando o central Lucas Possignolo derrubou Fábio Espinho à entrada da área, e viu o cartão vermelho, deixando a equipa em desvantagem numérica em toda a segunda parte.

Pior do que isso para os algarvios, o pontapé livre consequente à falta que redundou na expulsão deu origem ao segundo golo dos ‘axadrezados’, que se limitaram a gerir a vantagem na segunda parte.

O Boavista passou a somar 24 pontos, ultrapassando o Vitória de Guimarães e ficando mais perto do objetivo de igualar ou melhorar o nono lugar alcançado na época 2016/17, a sua melhor classificação desde que, em 2014, regressou à primeira divisão, enquanto o Portimonense permanece no 12.º lugar, com 18.

Finalmente, o Tondela recebeu e venceu o Feirense por 3-1, num jogo intenso, com os golos a surgirem apenas na segunda parte e a emoção a durar até final.

A equipa da casa chegou a uma vantagem de dois golos, o primeiro aos 47 minutos, por Murilo, e o segundo aos 54, por Pedro Nuno, vantagem que conservou até ao minuto 74, altura em que João Silva reduziu, fazendo com que o Feirense reentrasse na discussão do resultado até ao minuto 90+6, quando Murilo ‘bisou’.

O Tondela passou a somar 22 pontos, instalando-se no 10.º lugar, já 10 pontos acima da ‘linha de água’, enquanto o Feirense manteve-se com 17, no 13.º posto.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.