Produção automóvel em Portugal cresceu 22,7% em 2017 após dois anos em queda

Data:

A produção automóvel em Portugal aumentou 22,7% em 2017 face ao ano anterior, para um total de 175.544 veículos, interrompendo a tendência de queda dos dois anos anteriores, anunciou hoje a ACAP – Associação Automóvel de Portugal.
Entre janeiro e dezembro de 2017, “todas as categorias de veículos registaram um desempenho favorável”, avança a ACAP, em comunicado.
No acumulado do ano, os dados mostram que a produção de ligeiros de passageiros cresceu 27,4%, tendo sido produzidos um total de 126.426 veículos.
Já a produção de comerciais ligeiros aumentou 7,8%, para 42.816, enquanto nos veículos pesados a subida foi de 50,6%, totalizando 6.302 viaturas.
Só em dezembro, as fábricas de automóveis instaladas em Portugal produziram 15.308 novas viaturas, um crescimento de 75% em relação ao mesmo mês do ano anterior, com destaque para os automóveis ligeiros de passageiros, cuja produção subiu 88,6%.
Quanto às exportações, a ACAP sublinha que os dados de 2017 “indicam um acréscimo no número de viaturas exportadas face ao ano anterior de 23,5%, sendo que 95,9% dos veículos fabricados em Portugal tiveram como destino o mercado externo, contribuindo de forma significativa para a balança comercial portuguesa”.
A Europa continua a ser o mercado que mais recebe veículos automóveis produzidos em Portugal, totalizando 86,5% das exportações, acrescenta.
Alemanha, Espanha e França são os três principais destinos na Europa da produção nacional automóvel.
Fora da Europa, a Ásia é a região onde se verifica o valor mais expressivo (11,1%) sendo que a China é o país que mais importa carros fabricados em Portugal (9,4%).

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.