Os tradicionais cânticos portugueses das Janeiras irão percorrer, a partir de 13 de janeiro, com o Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’, as localidades nevadas do Principado de Andorra.
A iniciativa é da responsabilidade do Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’ que promove a visita a instituições de solidariedade, casas particulares, igrejas e estabelecimentos comerciais do Principado há já 13 anos, informa o diretor do Grupo, José Luís Carvalho.
Os elementos do Grupo, “trajados para ocasião e desafiando as temperaturas negativas características da paisagem nevada”, vão de porta levar os cânticos tradicionais.
Assim, a partir do dia 13 de janeiro, e nos próximos fim-de-semana deste mês, as Janeiras em português vão ser cantadas nos lares e estabelecimentos comerciais, muitos dos quais de cidadãos portugueses “que querem desta forma relembrar e manter a tradição”, sublinha José Luís Carvalho.
“Nos últimos anos, várias Igrejas do Principado tem aderido à iniciativa lusitana que nesta nova edição visitará a Igreja de Sant Cornéli i Sant Cebrià em Ordino, Sant Esteve na capital, Andorra la Vella, Sant Miquel de la Mosquera em Encamp e Igreja de Sant Pere Màrtir em Escaldes-Engordany”, informa ainda.
Desde 2010 a tradição das Janeiras viaja à vizinha Espanha e este ano os elementos do Grupo participam na Eucaristia dominical do dia 28 de Janeiro na Catedral de Santa Maria d’Urgell na presença do Arcebispo e Copríncipe de Andorra, Joan-Enric Vives i Cecília.
Após três dezenas de visitas previstas, os elementos do Grupo irão celebrar um convívio para confraternizar e saborear os diferentes produtos que os “caseiros” oferecem, como manda a tradição.
A promover as janeiras desde 2006
O Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’ foi fundado a 1 de maio de 1996 no Principado de Andorra.
Apresenta, em terras andorranas, as danças e cantares das regiões da Ribeira Lima e da Serra d’Arga, no distrito minhoto de Viana do Castelo .
Com cerca de 60 elementos, tem atuado em diversos festivais em Andorra, onde é uma referência da cultura portuguesa, e também noutros países, como Espanha, França, Portugal, Luxemburgo, Suíça e Mónaco.
Desde 2006 são os promotores das Janeiras, com especial visita à Catedral de Sta. Maria d’Urgell, em Espanha, na presença do Arcebispo Joan Enric Vives, Copríncipe de Andorra.
As Janeiras têm sido levadas também a instituições de solidariedade e estabelecimentos portugueses e andorranos.
Em maio, no âmbito da celebração do aniversário, o Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’ realiza o seu festival de folclore e desde 2007 dinamiza o Festival de Folclore Ibérico – Principado de Andorra, com a participação de grupos de Espanha, de Portugal e Andorra.
O Grupo tem três trabalhos discográficos editados, em 2001, 2006 e 2014, e tem participado em vários programas de televisão em Andorra, Catalunha, França e Portugal e em diferentes meios de comunicação radiofónicos e na imprensa escrita.
Instituição de mérito
O seu trabalho etno-folclórico foi reconhecido no dia 20 de Janeiro de 2013 com o galardão de “instituição de mérito” outorgado pelo Município de Viana do Castelo, aquando das celebrações do 165º aniversário da elevação de Viana do Castelo a Cidade.
A 6 de maio de 2013, o trajo regional envergado pelas moças do Grupo serviram de base ao pintor Angel Calvente para recrear, no entorno de uma Igreja andorrana, a pintura que serviria de base da emissão filatélica dos correios espanhóis, ‘Diversidade andorrana – População Portuguesa’, da responsabilidade do Ministério da Cultura e do Museu Postal do Principado de Andorra.
Desde 2014, recriam no mês de Julho na Plaça Guillemó da capital andorrana, um mercado tradicional ‘O Feirão’, espaço de convívio, dança, gastronomia e artesanato português.