Andorra vai ouvir cantar as Janeiras pelo Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’

Data:

Os tradicionais cânticos portugueses das Janeiras irão percorrer, a partir de 13 de janeiro, com o Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’, as localidades nevadas do Principado de Andorra.

A iniciativa é da responsabilidade do Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’ que promove a visita a instituições de solidariedade, casas particulares, igrejas e estabelecimentos comerciais do Principado há já 13 anos, informa o diretor do Grupo, José Luís Carvalho.
Os elementos do Grupo, “trajados para ocasião e desafiando as temperaturas negativas características da paisagem nevada”, vão de porta levar os cânticos tradicionais.
Assim, a partir do dia 13 de janeiro, e nos próximos fim-de-semana deste mês, as Janeiras em português vão ser cantadas nos lares e estabelecimentos comerciais, muitos dos quais de cidadãos portugueses “que querem desta forma relembrar e manter a tradição”, sublinha José Luís Carvalho.
“Nos últimos anos, várias Igrejas do Principado tem aderido à iniciativa lusitana que nesta nova edição visitará a Igreja de Sant Cornéli i Sant Cebrià em Ordino, Sant Esteve na capital, Andorra la Vella, Sant Miquel de la Mosquera em Encamp e Igreja de Sant Pere Màrtir em Escaldes-Engordany”, informa ainda.
Desde 2010 a tradição das Janeiras viaja à vizinha Espanha e este ano os elementos do Grupo participam na Eucaristia dominical do dia 28 de Janeiro na Catedral de Santa Maria d’Urgell na presença do Arcebispo e Copríncipe de Andorra, Joan-Enric Vives i Cecília.
Após três dezenas de visitas previstas, os elementos do Grupo irão celebrar um convívio para confraternizar e saborear os diferentes produtos que os “caseiros” oferecem, como manda a tradição.

Nos últimos anos, várias Igrejas do Principado tem aderido à iniciativa do Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’

A promover as janeiras desde 2006

O Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’ foi fundado a 1 de maio de 1996 no Principado de Andorra.
Apresenta, em terras andorranas, as danças e cantares das regiões da Ribeira Lima e da Serra d’Arga, no distrito minhoto de Viana do Castelo .
Com cerca de 60 elementos, tem atuado em diversos festivais em Andorra, onde é uma referência da cultura portuguesa, e também noutros países, como Espanha, França, Portugal, Luxemburgo, Suíça e Mónaco.
Desde 2006 são os promotores das Janeiras, com especial visita à Catedral de Sta. Maria d’Urgell, em Espanha, na presença do Arcebispo Joan Enric Vives, Copríncipe de Andorra.
As Janeiras têm sido levadas também a instituições de solidariedade e estabelecimentos portugueses e andorranos.
Em maio, no âmbito da celebração do aniversário, o Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’ realiza o seu festival de folclore e desde 2007 dinamiza o Festival de Folclore Ibérico – Principado de Andorra, com a participação de grupos de Espanha, de Portugal e Andorra.
O Grupo tem três trabalhos discográficos editados, em 2001, 2006 e 2014, e tem participado em vários programas de televisão em Andorra, Catalunha, França e Portugal e em diferentes meios de comunicação radiofónicos e na imprensa escrita.

O Grupo apresenta as danças e cantares da Ribeira Lima e da Serra d’Arga, no distrito minhoto de Viana do Castelo

Instituição de mérito

O seu trabalho etno-folclórico foi reconhecido no dia 20 de Janeiro de 2013 com o galardão de “instituição de mérito” outorgado pelo Município de Viana do Castelo, aquando das celebrações do 165º aniversário da elevação de Viana do Castelo a Cidade.
A 6 de maio de 2013, o trajo regional envergado pelas moças do Grupo serviram de base ao pintor Angel Calvente para recrear, no entorno de uma Igreja andorrana, a pintura que serviria de base da emissão filatélica dos correios espanhóis, ‘Diversidade andorrana – População Portuguesa’, da responsabilidade do Ministério da Cultura e do Museu Postal do Principado de Andorra.
Desde 2014, recriam no mês de Julho na Plaça Guillemó da capital andorrana, um mercado tradicional ‘O Feirão’, espaço de convívio, dança, gastronomia e artesanato português.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.