O programa ‘12 Trilhos 12 Experiências’ é dinamizado pela Ardal-Porta do Mezio no concelho de Arcos de Valdevez.
Caminhar, desfrutar e dar a conhecer “inúmeros tesouros das nossas montanhas, aldeias, vales, rios e florestas” é o objetivo deste projeto do programa ‘12 Trilhos 12 Experiências’.
A organização sublinha que ainda há muito para descobrir em Arcos de Valdevez, o que levou à elaboração de programa de caminhadas por 12 trilhos que irá decorrer no primeiro domingo de cada mês.
“Tal como nos anos anteriores será criado o Passaporte do Pedestrianista, que irá possibilitar aos participantes se habilitarem a um sorteio no final do programa”, informa a organização.
Este ‘passaporte’ será carimbado a cada trilho realizado pelo participante e a partir do sexto trilho realizado fica automaticamente habilitado ao sorteio.
Os prémios serão um fim de semana para dois numa unidade de alojamento local, um passeio todo o terreno para dois, no Parque Nacional Peneda-Gerês e um dia para uma família no Parque Aventura da Porta do Mezio.
A iniciativa ‘12 Trilhos 12 Experiências’ arranca já no dia 14 de Janeiro, com a realização do Trilho do Miradouro de Sistelo. No final da caminhada, haverá um piquenique convívio.
“Será uma empolgante experiência, numa das sete aldeias maravilhas de Portugal”, promete a organização.
Apelidada de ‘o pequeno Tibete português’, a aldeia de Sistelo é famosa pelos seus socalcos que são um verdadeiro postal da natureza.
O local de encontro é o Nature4 (Avenida Recontro de Valdevez, loja 1, em Arcos de Valdevez), com a saída marcada para as 9h.
A duração do percurso, considerado fácil, será de três horas. As inscrições podem ser feita em: www.portadomezio.pt ou ainda através do telefone 258 510 100 ou do enderfeço eletrónico portadomezio@ardal.pt
Quem pretender participar no piquenique deve inscrever-se no máximo até ás 16h do dia 13 de Janeiro.
Os participantes devem levar roupa e calçado adequado, reforço alimentar e água.