FC Porto e Sporting discutem ‘título’ de inverno

Data:

FC Porto e Sporting, que nunca tinham chegado à 17.ª jornada ostentando ambos o estatuto de invictos, discutem este domingo o ‘título’ de ‘campeão de Inverno’ da I Liga de futebol, à distância e perante os seus adeptos.

Os ‘dragões’, que só cederam dois pontos em casa, perante o Benfica (0-0), e têm mais dois pontos do que os ‘verde e brancos’, recebem o Vitória de Guimarães (20:15), enquanto os ‘leões’, já ‘travados’ em Alvalade por FC Porto (0-0) e Sporting de Braga (2-2), são anfitriões do Marítimo (18:00).

Triunfando, o conjunto de Sérgio Conceição fecha a primeira volta na frente e iguala os 45 pontos que somava à 17.ª ronda (segunda da segunda volta) de 2012/13, última vez que se sagrou campeão – de inverno, já não é desde 2010/11.

Por seu lado, o Sporting precisa de vencer e do desaire do FC Porto – se os ‘dragões’ empatassem, os ‘leões’ só passavam para a frente vencendo por, pelo menos, 11 golos de diferença – para virar no comando da prova dois anos depois.

Os ‘leões’ já não podem igualar os 44 pontos da primeira época sob o comando de Jorge Jesus, pois contabilizam ‘apenas’ 40, mas, não perdendo, fecham invictos a 17.ª ronda pela primeira vez desde 1994/95 – então, só perderam o estatuto à 20.ª, com um desaire caseiro por 1-0 face ao ‘desaparecido’ Estrela da Amadora.

Demolidor em casa, onde venceu sete de oito jogos e já marcou 26 golos, o FC Porto é amplamente favorito na receção ao Vitória de Guimarães, que segue a quatro pontos dos quintos colocados e já venceu por três vezes como visitante.

Com seis triunfos e dois empates caseiros, o Sporting também é favorito, face a um Marítimo que soma dois triunfos, um empate e quatro derrotas fora e chega ‘tocado’ pelo desaire com o Desportivo de Chaves – em casa, seguia com 23 jogos sem perder.

FC Porto e Sporting – que há três anos tinham conseguido chegar à 13.ª ronda ‘irmanados’ na invencibilidade, ‘recorde’ que já ‘tombou’ – procuram também manter uma distância de segurança para o ‘inimigo comum’ Benfica, que se desloca a Moreira de Cónegos, para defrontar o Moreirense, em horário de outros tempos (16:00).

Com apenas uma derrota na prova (1-2 com o Boavista, no Bessa, depois de terem estado a vencer) e numa série de 10 jogos sem perder, os tetracampeões em título têm, na ‘ressaca’ do empate caseiro com o Sporting (1-1), a primeira de duas deslocações de risco, pois abrem a segunda volta em Braga.

Sem grande margem para erro, face aos três pontos de atraso para o Sporting e já cinco para o FC Porto, o Benfica, liderado pelos impressionantes 19 golos de Jonas, procura repetir os 40 pontos com que ‘virou’ em 2015/16, então rumo ao ‘tri’, na primeira época sob o comando de Rui Vitória.

Os ‘encarnados’ só venceram metade dos oito jogos fora, enquanto o Moreirense, que ‘navega’ mais tranquilo depois do triunfo por 2-1 na Vila das Aves, apenas ganhou um dos sete jogos caseiros, mas já ‘empatou’ o Sporting (1-1) e só perdeu dois.

Programa da 17.ª jornada:

Sábado, 6 janeiro:
Sporting de Braga – Rio Ave, 20:30 (SportTV)

Domingo, 7 janeiro:
Desportivo de Chaves – Desportivo das Aves, 11:45 (SportTV)
Moreirense – Benfica, 16:00 (SportTV)
Sporting – Marítimo, 18:00 (SportTV)
FC Porto – Vitória de Guimarães, 20:15 (SportTV)

Segunda-feira, 8 janeiro:
Paços de Ferreira – Portimonense, 19:00 (SportTV)
Estoril-Praia – Feirense, 21:00 (SportTV)

Terça-feira, 9 janeiro:
Tondela – Vitória de Setúbal, 19:00 (SportTV)
Belenenses – Boavista, 21:00 (SportTV)

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.