Finalmente o Airbus A330neo efetuou com total sucesso o seu primeiro voo de teste devendo chegar ao mercado no próximo Verão, o que é uma boa notícia para a TAP que encomendou 14 destes aparelhos para renovação da sua frota de A330, vindo a ser a primeira companhia do mundo a operar com os novos aviões.
O Airbus A330neo é um avião de cabine larga, equipado com dois motores Rolls-Royce Trent 7000, que foram desenvolvidos especificamente para este modelo, com emissões de CO2 reduzidas em 20% para além de serem menos ruidosos. Por outro lado e graças ao uso de materiais compósitos o avião é muito mais leve embora mais compacto. Só por curiosidade registe-se que quando comparado com os aviões dos anos oitenta este aparelho consome menos 80% de combustível. Os A330neo adquiridos pela TAP, também contarão com outras melhorias, de entre elas destaque para os Sharklets (extremidade das asas dobradas para cima – barbatanas de tubarão) que permitem reduzir o atrito, diminuindo o ruído e o consumo em cerca de 14%.
Desenvolvimento
Este avião tem a responsabilidade de vir a substituir o A330, que foi o “fuselagem larga” de maior sucesso da Airbus, daí que o seu desenvolvimento tenha demorado algum tempo e só com muita pressão dos clientes (companhias aéreas) a Airbus anunciou a 14 de Julho de 2014, durante o Farnborough Air Show, a continuidade dos A330, com o desenvolvimento de um motor mais eficiente.
Relacionadas
O Grupo IDIS orgulha-se das suas raízes sólidas, que engloba uma grande diversidade de áreas de negócio no setor da industria (panificação e pastelaria), comercialização e distribuição de produtos alimentares no canal Horeca nos seus vários segmentos incluindo Hotelaria e Restauração, com cozinha de autor. Somos uma solução transversal em vários segmentos de mercado e tipologia de clientes, aproveitando também a sinergia da nossa empresa de transportes. O sucesso deste…