A partida da Família Real para o Brasil é tema de exposição do Museu Nacional dos Coches

Data:

Cerca de 80 obras expostas no Museu Nacional dos Coches e provenientes de vários museus, abordam a viagem para o Brasil e a estadia da Família Real no Rio de Janeiro, entre 1808 e 1821

Diz-se que, em meio à angústia da partida da Família Real para o Brasil, e na terrível “desordem surda”, a Rainha D. Maria I terá gritado para o cocheiro: “Mais devagar. Diriam que fugimos!”
Tendo como ponto de partida a pintura de Nicolau Delerive, que representa o embarque em Belém, a 29 de novembro de 1807, da Família Real Portuguesa para o Brasil, a exposição pretende dar a conhecer a viagem que transferiu pela primeira vez a capital de um estado europeu para fora dos limites continentais e para uma das suas colónias.
“A exposição aborda como decorreu a estadia da Corte Real no Rio de Janeiro entre 1808 e 1821, o contraste entre culturas tão diversas e o desenvolvimento económico e político desta ex-colónia que, a partir de 1815, foi elevada a Reino Unido ao de Portugal e dos Algarves e que em breve se tornaria um Império independente”, explica uma nota divulgada pelo Museu Nacional dos Coches.
São cerca de 80 obras e objetos provenientes de várias instituições da área da cultura, como o Museu Nacional dos Coches, Museu da Marinha, Museu Nacional de Etnologia, Palácios Nacionais de Queluz e da Ajuda, Museu de Lisboa, Museu Frei Manuel do Cenáculo de Évora, Museu Francisco Tavares Proença Júnior, Biblioteca Nacional de Portugal, Sociedade de Geografia de Lisboa, Museu de História Natural e da Ciência, Arquivo Histórico-Ultramarino e Biblioteca da Ajuda.
Na antecâmara da sala de exposições temporárias são ainda apresentados trabalhos fotográficos de grande formato, do artista brasileiro Rafael d’Alò, que introduzem no ambiente tropical do Brasil.
Organizada pelo Museu Nacional dos Coches e comissariada por Silvana Bessone e Carlos Bártolo com investigação científica de Maria Adelina Amorim, a exposição conta com o apoio mecenático do Millenniumbcp e a Companhia de Seguros Lusitânia.
A exposição conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

 

O embarque da Família Real Portuguesa para o Brasil, no Cais de Belém, em 27 de Novembro de 1807, do pintor Nicolas-Louis-Albert Delerive (datação: 1807 – 1810)

Partida da Família Real para o Brasil – 1807’

Museu Nacional dos Coches
Av. da Índia 136 – Lisboa
Até 3 de junho
De terça a domingo, das 10h às 18h; último ingresso às 17h30
A entrada para a exposiçãoe stá incluída no bilhete (8€) de acesso geral ao Museu dos Coches.

[vc_gmaps link=”#E-8_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”]

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.