Licenciatura em Língua Portuguesa para formar docentes vai iniciar-se em 2018

Data:

Ao todo, são dez as universidades que dinamizam o ensino do Português. Uma oferta que será alargada em 2018, com a abertura de um curso de licenciatura voltado para a formação de professores na Universidade Pedagógica Experimental Libertador (UPEL) em Maracay.

Há, atualmente cerca de mil alunos a aprender Português em instituições de ensino superior venezuelanas, distribuídos entre cursos de licenciatura em Língua Portuguesa e cursos livres, estes últimos “oferecidos por universidades que não conduzem a nenhum grau académico”, como explica Rainer Sousa.
Na Universidade Central da Venezuela, instituição pública, há três licenciaturas: Tradução, Interpretação e Investigação. No Instituto Universitário Américo Vespúcio, privado, é oferecido um bacharelato em Língua Portuguesa. Ao todo, são dez as universidades que dinamizam o ensino do Português.
Nova licenciatura em 2018
Uma oferta que que será alargada em 2018, com a abertura de um curso de licenciatura voltado para a formação de professores na Universidade Pedagógica Experimental Libertador (UPEL) em Maracay, fruto da assinatura de um protocolo entre o Camões I.P. e esta universidade.
Previsto para ter-se iniciado em abril de 2017, foi adiado, fruto da instabilidade que se fez sentir este ano naquele país e que levou algumas universidades a fecharem portas.
Mas em reunião recente com responsáveis da UPEL, foi definida a abertura para março do próximo ano.
A licenciatura está a ser aguardada com expectativa, como o comprovam os cerca de 120 jovens venezuelanos que já se inscreveram neste curso que vai formar os primeiros professores de Língua Portuguesa ‘saídos’ de uma universidade venezuelana.
Outro projeto que a Coordenação do EPE neste país espera ver concretizado é o da formação ‘on-line’ de professores, que está pensado para a Universidade de Carabobo, em Valência.
“Sem dúvida a concretização destes dois projetos que certamente terão um impacto significativo nos próximos anos”, é a principal meta da Coordenação a nível de ensino superior, afirma Rainer Sousa.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.