Neste regresso de férias a Portugal tenha cuidados redobrados nas estradas

Data:

A emoção no regresso a Portugal nesta quadra natalícia não deve fazer esquecer os cuidados com a segurança nas estradas

Quem regressa a Portugal de carro para as desejadas férias de Natal com a família já sabe que deve ter “cuidados redobrados” nas viagens, tanto na vinda, como na volta aos países de residencia.

Esse foi o apelo deixado pelo secretário de estado das Comunidades Portuguesas, a portugueses e lusodescendentes, numa mensagem ontem divulgada.

“Apelo a todos os cidadãos portugueses e luso-descendentes residentes no estrangeiro, e que nesta quadra festiva regressam a Portugal para se juntarem às suas famílias, para que tenham cuidados redobrados nas deslocações, tanto na vinda como no regresso aos países onde vivem”, disse José Luís Carneiro.

O governante lembrou que a “emoção própria da quadra”, que significa, para os cidadãos das comunidades portuguesas no estrangeiro, um “reencontro com familiares, amigos e com as suas raízes”, não deve fazer esquecer os cuidados a ter com a segurança, em particular para os que viajam para Portugal nos seus próprios veículos.

Na mensagem, o governante  sublinha que, no próximo ano, o Governo “continuará” a apostar nas “dimensões fundamentais dos serviços consulares”, nomeadamente a proteção e a emergência consular; a qualificação das condições de participação política dos portugueses no estrangeiro; o bom funcionamento dos serviços consulares, nomeadamente por via do reforço dos meios humanos e técnicos nos serviços; o apoio social aos emigrantes carenciados; a promoção do associativismo português no estrangeiro, e o aprofundamento do ensino do português junto das comunidades.

Há 5,7 milhões de cidadãos com naturalidade portuguesa, nacionalidade portuguesa ou lusodescendentes a residir no estrangeiro, dos quais 2,3 milhões na Europa.

Portugal tem 115 postos consulares de carreira e 235 postos consulares honorários, em 148 países.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.