Em meados de 2019, será possível percorrer a antiga linha-férrea entre Vila Nova de Famalicão e Póvoa de Varzim a pé ou de bicicleta.
A 21 de dezembro, foi aprovada por unanimidade a proposta de abertura do concurso público para a construção da primeira fase da rede urbana pedonal e ciclável de Vila Nova de Famalicão, “que incidirá sobre o percurso no concelho deste antigo ramal ferroviário”, revela uma nota da autarquia.
“Beneficiando de uma paisagem atrativa, propícia ao passeio e à prática de atividades ao ar livre, o percurso tem início na Rua Daniel Rodrigues nas imediações da Estação Ferroviária de Famalicão, seguindo depois até ao limite do concelho, numa extensão de 10.150 metros”, informa a autarquia.
Segundo o presidente da Câmara, a obra deverá arrancar em meados de 2018, tendo com um investimento base de 1,9 milhão de euros e um prazo de execução de um ano.
Paulo Cunha disse haver já a garantia que a Câmara da Póvoa de Varzim “irá avançar também com a recuperação do antigo ramal ferroviário que liga o limite do concelho de Famalicão à cidade poveira”.
Inauguração prevista para o verão de 2019
As obras envolvem um conjunto de trabalhos, como demolições, limpeza e desobstrução do pavimento, criação de rede de águas pluviais, pavimentação em betuminoso com cor diferenciada.
Inclui ainda sinalização e iluminação pública em todo o itinerário potenciando a sua utilização de dia e de noite em segurança.
“Podemos dizer que em 2019, os famalicenses podem ir a banhos às praias da Póvoa de bicicleta”, salientou Paulo Cunha.
O autarca adiantou ainda que “esta obra insere-se num plano mais vasto de mobilidade sustentável”, ao abrigo do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.
Este inclui “uma rede de linhas pedonais e cicláveis que irão ligar diversos equipamentos públicos da cidade”.
A obra terá um financiamento de 85 por cento do programa Norte 2020 através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.