É um “gesto simbólico” do executivo da Câmara Municipal de Ílhavo.
A Câmara Municipal de Ílhavo doou mais de cem quilos de bacalhau para o jantar no dia de Natal com a comunidade e os bombeiros de Castanheira de Pera.
A ceia de Natal é promovida pela Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrogão Grande.
“Não podendo passar ao lado da catástrofe dos incêndios que ultimamente se abateram no nosso país, nomeadamente na região de Pedrogão Grande, e sendo o município de Ílhavo a ‘Capital Portuguesa do Bacalhau’, a Câmara Municipal de Ílhavo acaba de doar o bacalhau para um jantar de Natal promovido pela Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande para um universo de 200 pessoas dos concelhos atingidos pelos incêndios”, informa o executivo autárquico num comunicado.
O jantar terá lugar em Castanheira de Pera no dia 25 de dezembro, sendo esperada a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Ílhavo, Fernando Caçoilo, disse que a oferta é um “gesto simbólico”, no âmbito do espírito natalício, que partiu do município considerado “a capital portuguesa do bacalhau”.
“Assim que tivemos conhecimento desta iniciativa, contactámos a presidente da associação e ela disse que aceitava com muito gosto e nós, também com muito gosto, tratámos de arranjar o bacalhau – umas boas postas de lombo – e espero que tenham um bom jantar de festa e de alegria, dentro dos parâmetros que aquelas famílias vivem”, disse o autarca.
Fernando Caçoilo referiu ainda que também foi convidado para estar presente no jantar, mas rejeitou o convite para passar o dia com a família.