A emoção no regresso a Portugal nesta quadra natalícia não deve fazer esquecer os cuidados com a segurança nas estradas
Quem regressa a Portugal de carro para as desejadas férias de Natal com a família já sabe que deve ter “cuidados redobrados” nas viagens, tanto na vinda, como na volta aos países de residencia.
Esse foi o apelo deixado pelo secretário de estado das Comunidades Portuguesas, a portugueses e lusodescendentes, numa mensagem ontem divulgada.
“Apelo a todos os cidadãos portugueses e luso-descendentes residentes no estrangeiro, e que nesta quadra festiva regressam a Portugal para se juntarem às suas famílias, para que tenham cuidados redobrados nas deslocações, tanto na vinda como no regresso aos países onde vivem”, disse José Luís Carneiro.
O governante lembrou que a “emoção própria da quadra”, que significa, para os cidadãos das comunidades portuguesas no estrangeiro, um “reencontro com familiares, amigos e com as suas raízes”, não deve fazer esquecer os cuidados a ter com a segurança, em particular para os que viajam para Portugal nos seus próprios veículos.
Na mensagem, o governante sublinha que, no próximo ano, o Governo “continuará” a apostar nas “dimensões fundamentais dos serviços consulares”, nomeadamente a proteção e a emergência consular; a qualificação das condições de participação política dos portugueses no estrangeiro; o bom funcionamento dos serviços consulares, nomeadamente por via do reforço dos meios humanos e técnicos nos serviços; o apoio social aos emigrantes carenciados; a promoção do associativismo português no estrangeiro, e o aprofundamento do ensino do português junto das comunidades.
Há 5,7 milhões de cidadãos com naturalidade portuguesa, nacionalidade portuguesa ou lusodescendentes a residir no estrangeiro, dos quais 2,3 milhões na Europa.
Portugal tem 115 postos consulares de carreira e 235 postos consulares honorários, em 148 países.