A quadra natalícia leva a Melgaço uma panóplia de atividades, desde rafting com o Pai Natal a passeios de charrete, encontro de coros, exposições ecológicas, desfile de moda e teatro.
No concelho mais a Norte de Portugal há ainda um Mercadinho de Natal, insufláveis, animação de rua, Casa do Pai Natal, concertos de Natal e de Ano Novo, e a Queima do Ano Velho em Castro Laboreiro. E, pela primeira vez, uma Festa de Passagem de Ano.
São iniciativas para todos os gostos, para pequenos e crescidos, que se poderão deliciar ainda com a iluminação propícia à época nas ruas de Melgaço.
A autarquia quer com este programa atrair mais pessoas ao concelho.
“Sabemos que Melgaço tem muitos encantos. Tem locais maravilhosos e tem uma gastronomia divinal. Os turistas que nos visitam são cada vez mais e saem de cá fascinados. Porque não colocar Melgaço nos roteiros natalícios?”, assume o presidente da Câmara Municipal de Melgaço.
Manoel Batista chama ainda a atenção para as compras natalícias no comércio tradicional: “nesta época queremos também envolver toda a comunidade, incentivando-a a fazer as compras de Natal no comércio local. E o Mercadinho de Natal que este ano propomos, é também uma boa opção”.
Natal ecológico
Entretanto, as ruas e praças do concelho já estão adornadas com uma exposição de trabalhos natalícios feitos a partir de materiais reciclados, no âmbito do projeto ‘Natal ecológico’.
Este é um projeto onde participam as associações, IPSS e escolas locais. A mostra dos trabalhos decorre na área urbana da vila até 7 de janeiro.
A Porta de Lamas de Mouro está já decorada com materiais reciclados alusivos à época.