Portugal terá espaço de promoção cultural e empresarial em imóvel histórico de São Luís

Data:

Entre 28 de novembro e 4 de dezembro, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesa deslocou-se ao Brasil, numa visita que o levou pela primeira vez às comunidades portuguesas e luso-descendentes de Porto Alegre e Pelotas (no estado do Rio Grande do Sul), Belém (no estado do Pará) e São Luís (no estado do Maranhão). José Luís Carneiro visitou ainda a comunidade lusa na cidade de Santos, estado de São Paulo, tendo-se deslocado a São Vicente, o primeiro povoado fundado pelos portugueses no Brasil, em 1532.

José Luís Carneiro

Depois de ter estado em Porto Alegre e Pelotas, numa agenda que incluiu reuniões com governantes brasileiros e com representantes das comunidades portuguesas no Rio Grande do Sul, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas deslocou-se a Belém do Pará, onde participou na sessão solene de entrega, pelo Embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral, da Ordem do Mérito ao Grémio Literário e Recreativo de Belém do Pará, instituição com 150 anos de história. A iniciativa contou com a presença de diversas entidades e personalidades locais, entre elas o Vice-Cônsul de Portugal em Belém, Francisco Brandão.
Fonte da Secretaria de Estado das Comunidades referiu ao ‘Mundo Português’ que, no seu discurso, José Luís Carneiro desafiou o Grémio a avançar com duas iniciativas: o lançamento na Embaixada de Portugal em Brasília da reedição de ‘A Arte da Cozinha’, um livro do século XIX escrito por João da Matta, antigo cozinheiro da Família Real Portuguesa e Brasileira, e a apresentação de uma candidatura do Grémio aos apoios ao movimento associativo português na Diáspora, para a digitalização de parte dos 35 mil títulos que constituem o seu importante espólio.
“Quando olhamos para a importante e extenso acervo bibliográfico desta entidade percebemos a dimensão do contributo dado pelos portugueses na literatura, na ciência e no pensamento. Olhar para trás e ver como os nossos antepassados valorizavam a arte e o saber é muito significativo. Temos que agradecer a instituições como o Grémio, e aos seus dirigentes, que, através de sucessivas gerações, foram capazes de preservar este património de cariz material e imaterial”, sublinhou o governante.
Na sua intervenção, o titular da pasta das Comunidades Portuguesas elogiou o modo como o Grémio Literário e Recreativo Português de Belém do Pará soube integrar e valorizar as dimensões da cultura, do conhecimento, do recreio e do lazer ao longo dos seus 150 anos de história, sublinhou ainda a mesma fonte. E enalteceu o contributo dado pelos dirigentes das associações portuguesas na diáspora, sublinhando que trabalham, todos os dias, para um reencontro de culturas e uma redescoberta “que se tem feito progressivamente entre Portugal e o Brasil nas áreas da língua, da cultura e do património histórico”.
Em representação do Governo Estadual, o Secretário de Saúde, Vítor Mateus, manifestou o desejo de que Portugal e o Pará possam estreitar, cada vez mais, as suas relações, com particular enfoque nas áreas da saúde da investigação científica, revelou ainda a fonte da Secretaria de Estado das Comunidades.
Em nome do Grémio Recreativo e Literário, O seu presidente, Alírio Gonçalves, garantiu que a associação saberá honrar a Ordem de Mérito outorgada pelo Presidente da República, afirmando-se pelo seu carácter eclético, integrador e dialogante com a sociedade paraense e com as entidades que a compõem, em particular
A iniciativa contou ainda a com a presença de diversas entidades e personalidades locais, entre elas o Vice-Cônsul de Portugal em Belém, Francisco Brandão.
Esta foi a primeira deslocação de José Luís Carneiro a Belém do Pará, onde cumpriu um programa que incluiu visitas à sede campestre do Grémio Literário e Recreativo e à Beneficência Portuguesa, fundada em 1854 e que integra um hospital onde se realizam 10 mil cirurgias e 6000 partos por ano e à sede campestre do Grémio Literário e Recreativo. José Luís Carneiro reuniu, ainda, com as associações luso brasileiras que integram o Conselho da Comunidades Portuguesa e visitou o clube desportivo Tuna Portuguesa. Realizou-se também uma visita aos Serviços Consulares e uma reunião com o Conselheiro das Comunidades Luís Paulo Pina.

Espaço de promoção em São Luís

Portugal irá dispor de um espaço de promoção cultural, turística e empresarial no Convento das Mercês, na cidade de São Luís, capital do estado do Maranhão, revelou a fonte da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.
O acordo de princípio foi delineado após uma reunião entre o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e o Governador do Maranhão, Flávio Dino, realizada em São Luís a 4 de dezembro. “Prevê-se que a parceria possa ser firmada em abril de 2018, no seguimento de um convite formulado por José Luís Carneiro, a Flávio Dino, para uma visita a Portugal, aproveitando a presença do Cônsul Honorário de Portugal em São Luís, no I Encontro de Cônsules Honorários de Portugal, a realizar em Lisboa” informa ainda a mesma fonte.
A cedência será feita sem custos e a dinamização do espaço caberá ao Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Maranhão, cujo estatuto de entidade de utilidade pública foi reconhecido pelo Governo Estadual. “Através desta parceria poderemos aprofundar a relação de grande afinidade histórica e cultural que une o Maranhão e Portugal. A criação deste espaço visa promover a cultura portuguesa nas suas mais diversas formas podendo, ainda, servir de apoio à realização de iniciativas de promoção turística ou económica de empresas portuguesas e luso brasileiras”, declarou José Luís Carneiro.
Por seu lado, o governador do estado do Maranhão referiu como objetivos o estabelecimento de parcerias comerciais de empresas do Maranhão e a divulgação daquele estado como destino turístico, em Portugal. Flávio Dino também reafirmou o compromisso para a constituição de um Centro Cultural de Portugal sediado em São Luís, revelou ainda a mesma fonte. Para o governante, aquele espaço irá garantir, por um lado, a presença de professores, cientistas, artistas e empresários portugueses naquela cidade, e, por outro, a presença de maranhenses em Portugal.
O Convento das Mercês, que José Luís Carneiro visitou, foi visitado pelo religioso português Padre António Vieira, em 1650. Foi em São Luís que o jesuíta realizou algumas das suas pregações mais célebres, entre elas o ‘Sermão de Santo António aos Peixes’. Atualmente, funciona como um espaço multiusos que acolhe atividades educativas e culturais, dispondo ainda de um núcleo museológico dedicado à Memória Republicana do Brasil.
A visita a São Luís contou com a presença do Embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral, do Vice-Cônsul de Portugal em Belém do Pará, Francisco Brandão e do Cônsul Honorário de Portugal em São Luís, Abrãao Valinhas. José Luís Carneiro visitou ainda a Beneficência 1º de Dezembro, o Grémio Literário e Recreativo Português, o Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Maranhão e o Consulado de Portugal.
São Luís foi a última cidade a ser visitada pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, num périplo realizado entre 28 de novembro e 4 de dezembro e que o levou também às cidades de Porto Alegre e de Pelotas (estado de Rio Grande do Sul), Santos (estado de São Paulo) e Belém (estado do Pará).

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.