Entre 28 de novembro e 4 de dezembro, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesa deslocou-se ao Brasil, numa visita que o levou pela primeira vez às comunidades portuguesas e luso-descendentes de Porto Alegre e Pelotas (no estado do Rio Grande do Sul), Belém (no estado do Pará) e São Luís (no estado do Maranhão). José Luís Carneiro visitou ainda a comunidade lusa na cidade de Santos, estado de São Paulo, tendo-se deslocado a São Vicente, o primeiro povoado fundado pelos portugueses no Brasil, em 1532.
Depois de ter estado em Porto Alegre e Pelotas, numa agenda que incluiu reuniões com governantes brasileiros e com representantes das comunidades portuguesas no Rio Grande do Sul, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas deslocou-se a Belém do Pará, onde participou na sessão solene de entrega, pelo Embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral, da Ordem do Mérito ao Grémio Literário e Recreativo de Belém do Pará, instituição com 150 anos de história. A iniciativa contou com a presença de diversas entidades e personalidades locais, entre elas o Vice-Cônsul de Portugal em Belém, Francisco Brandão.
Fonte da Secretaria de Estado das Comunidades referiu ao ‘Mundo Português’ que, no seu discurso, José Luís Carneiro desafiou o Grémio a avançar com duas iniciativas: o lançamento na Embaixada de Portugal em Brasília da reedição de ‘A Arte da Cozinha’, um livro do século XIX escrito por João da Matta, antigo cozinheiro da Família Real Portuguesa e Brasileira, e a apresentação de uma candidatura do Grémio aos apoios ao movimento associativo português na Diáspora, para a digitalização de parte dos 35 mil títulos que constituem o seu importante espólio.
“Quando olhamos para a importante e extenso acervo bibliográfico desta entidade percebemos a dimensão do contributo dado pelos portugueses na literatura, na ciência e no pensamento. Olhar para trás e ver como os nossos antepassados valorizavam a arte e o saber é muito significativo. Temos que agradecer a instituições como o Grémio, e aos seus dirigentes, que, através de sucessivas gerações, foram capazes de preservar este património de cariz material e imaterial”, sublinhou o governante.
Na sua intervenção, o titular da pasta das Comunidades Portuguesas elogiou o modo como o Grémio Literário e Recreativo Português de Belém do Pará soube integrar e valorizar as dimensões da cultura, do conhecimento, do recreio e do lazer ao longo dos seus 150 anos de história, sublinhou ainda a mesma fonte. E enalteceu o contributo dado pelos dirigentes das associações portuguesas na diáspora, sublinhando que trabalham, todos os dias, para um reencontro de culturas e uma redescoberta “que se tem feito progressivamente entre Portugal e o Brasil nas áreas da língua, da cultura e do património histórico”.
Em representação do Governo Estadual, o Secretário de Saúde, Vítor Mateus, manifestou o desejo de que Portugal e o Pará possam estreitar, cada vez mais, as suas relações, com particular enfoque nas áreas da saúde da investigação científica, revelou ainda a fonte da Secretaria de Estado das Comunidades.
Em nome do Grémio Recreativo e Literário, O seu presidente, Alírio Gonçalves, garantiu que a associação saberá honrar a Ordem de Mérito outorgada pelo Presidente da República, afirmando-se pelo seu carácter eclético, integrador e dialogante com a sociedade paraense e com as entidades que a compõem, em particular
A iniciativa contou ainda a com a presença de diversas entidades e personalidades locais, entre elas o Vice-Cônsul de Portugal em Belém, Francisco Brandão.
Esta foi a primeira deslocação de José Luís Carneiro a Belém do Pará, onde cumpriu um programa que incluiu visitas à sede campestre do Grémio Literário e Recreativo e à Beneficência Portuguesa, fundada em 1854 e que integra um hospital onde se realizam 10 mil cirurgias e 6000 partos por ano e à sede campestre do Grémio Literário e Recreativo. José Luís Carneiro reuniu, ainda, com as associações luso brasileiras que integram o Conselho da Comunidades Portuguesa e visitou o clube desportivo Tuna Portuguesa. Realizou-se também uma visita aos Serviços Consulares e uma reunião com o Conselheiro das Comunidades Luís Paulo Pina.
Espaço de promoção em São Luís
Portugal irá dispor de um espaço de promoção cultural, turística e empresarial no Convento das Mercês, na cidade de São Luís, capital do estado do Maranhão, revelou a fonte da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.
O acordo de princípio foi delineado após uma reunião entre o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e o Governador do Maranhão, Flávio Dino, realizada em São Luís a 4 de dezembro. “Prevê-se que a parceria possa ser firmada em abril de 2018, no seguimento de um convite formulado por José Luís Carneiro, a Flávio Dino, para uma visita a Portugal, aproveitando a presença do Cônsul Honorário de Portugal em São Luís, no I Encontro de Cônsules Honorários de Portugal, a realizar em Lisboa” informa ainda a mesma fonte.
A cedência será feita sem custos e a dinamização do espaço caberá ao Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Maranhão, cujo estatuto de entidade de utilidade pública foi reconhecido pelo Governo Estadual. “Através desta parceria poderemos aprofundar a relação de grande afinidade histórica e cultural que une o Maranhão e Portugal. A criação deste espaço visa promover a cultura portuguesa nas suas mais diversas formas podendo, ainda, servir de apoio à realização de iniciativas de promoção turística ou económica de empresas portuguesas e luso brasileiras”, declarou José Luís Carneiro.
Por seu lado, o governador do estado do Maranhão referiu como objetivos o estabelecimento de parcerias comerciais de empresas do Maranhão e a divulgação daquele estado como destino turístico, em Portugal. Flávio Dino também reafirmou o compromisso para a constituição de um Centro Cultural de Portugal sediado em São Luís, revelou ainda a mesma fonte. Para o governante, aquele espaço irá garantir, por um lado, a presença de professores, cientistas, artistas e empresários portugueses naquela cidade, e, por outro, a presença de maranhenses em Portugal.
O Convento das Mercês, que José Luís Carneiro visitou, foi visitado pelo religioso português Padre António Vieira, em 1650. Foi em São Luís que o jesuíta realizou algumas das suas pregações mais célebres, entre elas o ‘Sermão de Santo António aos Peixes’. Atualmente, funciona como um espaço multiusos que acolhe atividades educativas e culturais, dispondo ainda de um núcleo museológico dedicado à Memória Republicana do Brasil.
A visita a São Luís contou com a presença do Embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral, do Vice-Cônsul de Portugal em Belém do Pará, Francisco Brandão e do Cônsul Honorário de Portugal em São Luís, Abrãao Valinhas. José Luís Carneiro visitou ainda a Beneficência 1º de Dezembro, o Grémio Literário e Recreativo Português, o Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Maranhão e o Consulado de Portugal.
São Luís foi a última cidade a ser visitada pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, num périplo realizado entre 28 de novembro e 4 de dezembro e que o levou também às cidades de Porto Alegre e de Pelotas (estado de Rio Grande do Sul), Santos (estado de São Paulo) e Belém (estado do Pará).