O FC Porto procura esta sexta-feira, no clássico com o Benfica, reforçar a liderança da I Liga e fugir a um dos principais rivais, enquanto os ‘encarnados’, em caso de vitória, igualam os ‘dragões’, na 13.ª jornada.
No Estádio do Dragão, em caso de triunfo, o FC Porto passa a ter seis pontos de vantagem sobre o Benfica e deixa o emblema da Luz em ‘maus lençóis’ na luta pelo título, naquele que será o primeiro embate do técnico Sérgio Conceição com o rival de Lisboa, desde que é treinador dos ‘dragões’.
Em casa, para o campeonato, os portistas têm sido imperiais, com um recorde 100 por cento vitorioso em seis jogos, incluindo 23 golos marcados e apenas três sofridos.
Para já, o extremo mexicano Corona, devido a castigo, é a única ausência certa nas escolhas de Sérgio Conceição, que não tem qualquer jogador indisponível por questões físicas.
Na última jornada, o FC Porto não foi além de um empate (1-1) no campo do Desportivo das Aves, naquele que foi, até agora, apenas o segundo jogo em que não obteve o triunfo nesta edição da I Liga.
Benfica pode aproximar-se
Por seu lado, uma vitória no Dragão relança o Benfica na luta pelo tão aguardado ‘penta’ e pode servir como antídoto para fazer esquecer o total desastre que está a ser a participação da equipa na Liga dos Campeões.
O central Rúben Dias, devido a uma apendicite, e o médio brasileiro Filipe Augusto, com uma lesão no pé direito falharam a última ronda, em que o Benfica goleou na Luz o Vitória de Setúbal (6-0), mas poderão recuperar a tempo de participar no clássico.
Na baliza deverá continuar Bruno Varela, que esta semana deixou de ter a competição do veterano brasileiro Júlio César. O guarda-redes de 38 anos rescindiu com o clube e poderá anunciar o final da carreira nos próximos dias.
À espreita do clássico vai estar o Sporting, que defronta no mesmo dia o Belenenses, no Estádio José Alvalade. A vitória do Benfica deixa os ‘leões’ pela primeira vez na liderança isolada do campeonato, caso, claro, consigam bater a equipa do Restelo.
O FC Porto-Benfica está agendado para esta sexta-feira às 20:30 horas no Estádio do Dragão.