Uma paisagem caracterizada por uma mescla de cores, em que as tradições se misturam com uma nova urbanidade, em que o verde das vinhas e o amarelo das cearas salpicam as encostas do Vale Encantado onde se situa a sede de concelho.
A cerca de 30 minutos de Lisboa, encontramos o Concelho de Arruda dos Vinhos, o Concelho do Oeste mais próximo da capital do País, mas onde as tradições rurais ainda resistem de forma acentuada e em que os Vinhos que lhe dão nome se manifestam quer nas paisagens, quer na atividade económica, mas principalmente no virtuosismo dos néctares ali produzidos.
Arruda dos Vinhos tem sabido encontrar o equilíbrio entre esta ruralidade secular e a nova urbanidade que atualmente carateriza este Concelho de fronteira, entre a zona saloia e o Ribatejo.
Um Concelho de tradições, que comemora ao longo do corrente ano os 500 anos da atribuição do Foral Manuelino, mas que tem a sua origem em 1172.
Um concelho em crescimento
1,42% (dados do INE), tem sido a média de crescimento populacional do Concelho de Arruda dos Vinhos entre 2011 e 2016, últimos 5 anos, o que faz com que seja o Concelho do País com maior crescimento populacional neste período temporal.
Este dado revela, de forma efetiva, o impacto que muitas das medidas implementadas pelo atual executivo Municipal tem causado em Arruda dos Vinhos.
A diminuição da carga fiscal junto dos Munícipes e das empresas, a requalificação urbana, a captação de infraestruturas de que o Concelho estava carenciado, e principalmente a excelência do ensino, tem levado a uma procura bastante acentuada nomeadamente de jovens casais para ali se instalarem.
A estes dados junta-se a crescente procura por parte de investidores e empresários para se instalarem em Arruda dos Vinhos, a que não é alheio o facto deste Concelho estar integrado em zona de convergência no que respeita aos Fundos Comunitários, no âmbito do PT2020, sendo mesmo o Concelho mais próximo da área metropolitana de Lisboa a estar abrangido por esta medida.
Fator este que reforça o trabalho desenvolvido pelo Município na procura de investidores e na promoção do Concelho.
A criação em 2014 de uma incubadora de empresas – Invest Arruda – , que tem como patrono o Comendador Rui Nabeiro, e em 2016 do Concelho Económico e Estratégico, que tem como Presidente o empresário e empreendedor Tim Vieira, reforçaram o dinamismo económico que se faz sentir em Arruda dos Vinhos e que leva este mesmo Concelho a ter atualmente uma das mais baixas taxas de desemprego do País (5%).
Um concelho virado para as pessoas
Esta realidade atrás descrita só é possível, segundo o Presidente da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, André Rijo, porque “este executivo mudou o paradigma das políticas no Concelho, colocando as pessoas no centro da decisão e envolvendo os munícipes nas mesmas”.
Como exemplo estão os inúmeros projetos na vertente social criados pelo executivo camarário, entre os quais André Rijo destaca a Unidade Móvel de Saúde “é mais um caso paradigmático da aproximação às pessoas, levar os cuidados de saúde junto das pessoas que têm mais dificuldade em deslocar-se aos centros de saúde ou que vivem mais isolados”. Segundo o autarca, este e outros projetos aproximam os decisores políticos das pessoas a que se destinam as suas decisões e, quando assim é, “torna o trabalho do autarca mais facilitado e inclusivo, destacando aqueles a quem se destina o nosso trabalho, as nossas gentes, a nossa população”, conclui André Rijo.
Passando pelas localidades deste Concelho percebe-se esta proximidade entre os eleitos e os eleitores e a dinâmica que medidas como o Orçamento Participativo, as reuniões de Câmara e Assembleia Municipal descentralizadas e em horário pós-laboral, entre outras, trouxeram a esta relação, nem sempre percetível e muitas vezes até bastante distante, entre aqueles que decidem e os que são abrangidos pela decisão.
Um concelho virado para o futuro
É assim com esta dinâmica que nos é apresentado o Concelho de Arruda dos Vinhos, um Município que prepara o Futuro não esquecendo o seu passado, pois como refere o Presidente da Câmara “temos de honrar o nosso passado, temos de saber de onde viemos para podermos fazer o caminho para o Futuro, pois só quem conhece e honra o seu passado pode trabalhar e construir um Futuro Melhor”.
Tem sido assim ao longo dos últimos quatro anos e é assim que o atual executivo quer continuar a desenvolver o seu trabalho.
Momentos como o Mercado Oitocentista, que decorre em Maio, as tradicionais festas de Agosto ou a Festa da Vinha e do Vinho (este ano de 2017, decorre entre 16 e19 de Novembro), marcam o ritmo festivo de um Concelho que olha para o Futuro de forma sorridente, acreditando que o mesmo será marcadamente melhor, pois acredita nas suas gentes empreendedoras para continuar a crescer e a desenvolver-se send,o cada vez mais, uma referência no Oeste de Portugal, mas principalmente como um Concelho que pode e será, cada vez mais, a ligação entre uma Área Metropolitana de Lisboa sobrelotada e uma região Oestina, com um potencial de crescimento enorme e um manancial de riquezas por descobrir.
Arruda dos Vinhos é a porta de entrada nesta região e é assim que olha o Futuro, mas mais do que palavras o melhor mesmo é descobrir os segredos deste Concelho visitando-o.