Mais 17 meios aéreos para combate a incêndios até ao fim do mês

Data:

O Governo decidiu reforçar o dispositivo de combate aos incêndios com mais 17 meios aéreos, até final de outubro. E até ao dia 26 deste mês, os militares vão efetuar 71 patrulhas de vigilância e dissuasão em 87 concelhos do território continental.

O dispositivo de combate aos incêndios foi reforçado com mais 17 meios aéreos, até final de outubro, por causa do risco de fogo florestal, anunciou o Ministério da Administração Interna (MAI). EM comunicado divulgado ontem à noite, o MAI explica que o novo ministro da tutela, Eduardo Cabrita, autorizou o reforço do dispositivo aéreo de combate aos incêndios com 17 meios aéreos: 13 helicópteros ligeiros e quatro aviões médios anfíbios. Este reforço significa “praticamente uma duplicação do dispositivo de meios aéreos disponíveis até ao final de outubro – de 18 para 35 –”, num investimento de cerca 1,4 milhões de euros, lê-se na nota de imprensa.
Para os próximos dias haverá também um aumento de meios de combate, de 660 elementos e 132 viaturas, e um reforço do patrulhamento por parte das Forças Armadas, com 86 equipas de patrulha em todos os distritos do território continental, em articulação com a GNR e a PSP.
A decisão do MAI é tomada tendo em conta “a previsão de condições meteorológicas adversas e o índice de risco de incêndio florestal previstos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera até ao final do mês de outubro, bem como os níveis de alerta especial determinados pela Autoridade Nacional de Proteção Civil para os próximos dez dias”.
Aqueles 17 meios aéreos ficam disponíveis para operar a partir de hoje e até 31 de outubro em Vila Real, Viseu, Braga, Fafe, Alfândega da Fé, Armamar, Águeda, Guarda, Cernache, Proença-a-Nova, Pernes, Portalegre, Ourique, Grândola e Monchique.

71 patrulhas de vigilância
E até à próxima quinta-feira, os militares vão efetuar 71 patrulhas de vigilância e dissuasão em 87 concelhos de 15 distritos do território continental. Segundo um comunicado do Exército, estas patrulhas correspondem a uma “solicitação efetuada pela Proteção Civil”, e vão envolver, “diariamente, 284 militares de 25 unidades do Exército”. “O Exército continuará a manter o apoio à Autoridade Nacional de Proteção Civil, com os meios que venham a ser solicitados, e ainda a colaborar em tarefas relacionadas com a satisfação das necessidades básicas e na melhoria da qualidade de vida das populações”, lê-se no mesmo comunicado.
Os militares têm apoiado no combate aos incêndios, assim como em ações de proteção das populações. No passado dia 16, cerca de 380 militares do Exército e 60 viaturas participaram em operações de vigilância, rescaldo e evacuação de locais afetados pelos incêndios, em dez concelhos do território continental. Os militares atuaram nos concelhos de Vieira do Minho, Sabugal, Rio Maior, Paredes de Coura, Mafra, Vagos, Arganil, Alcobaça, Marinha Grande, Mortágua e Seia.
As centenas de incêndios que deflagraram no dia 15, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram 44 mortos e cerca de 70 feridos, mais de uma dezena dos quais graves.

Temperaturas vão subir
Um alerta divulgado no passado sábado, 21 de outubro, pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) referia que as temperaturas vão subir até quarta-feira, prevendo-se máximas entre os 22 e os 29 graus na generalidade do território, valores acima do normal para a época do ano.
“A partir de dia 22 deverá ocorrer uma subida gradual dos valores da temperatura do ar, e em particular os valores da máxima deverão estar acima dos valores médios para a 2ª quinzena de outubro na generalidade do território, com valores que a partir de dia 24 deverão atingir no máximo 25° a 30°C”, lê-se no comunicado do IPMA.
O Instituto referia ainda no comunicado que de 22 a 25 deste mês, haveria uma probalidade “entre 80% e 100%”, de ocorrência de um novo período de tempo seco, sem chuvas. Um cenário que poderá manter-se de 26 a 31 de outubro. Nesse período, “a probabilidade de ocorrência de tempo seco variará entre 60% e 80%”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.