Taça de Portugal:’Grandes’ jogam em casa na quarta eliminatória

Data:

Os três ‘grandes’ vão jogar em casa a quarta eliminatória da Taça de Portugal em futebol, mas, enquanto o Benfica e o FC Porto receberão equipas da I Liga, o Sporting defrontará o ‘secundário’ Famalicão.

Os ‘leões’ foram duplamente afortunados no sorteio realizado hoje, na sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em Oeiras, uma vez que o Benfica, detentor do troféu, vai receber o Vitória de Setúbal e o rival portuense defrontará o Portimonense, ambos do escalão principal.

Além de esperarem que o sorteio evitasse um confronto entre si – algo de que não estavam a salvo, ao contrário da ronda anterior -, os três crónicos candidatos ao título pretenderiam jogar em casa, evitando deslocações, que poderiam levá-los, por exemplo, aos Açores ou Madeira.

Apesar de jogar em casa, o Benfica, terceiro classificado da I Liga, deverá encontrar dificuldades frente à equipa de Setúbal, 13.ª colocada, que já defrontou 20 vezes na competição, das quais resulta um saldo equilibrado: 10 vitórias ‘encarnadas’ e oito sadinas, além de dois empates.

Na última vez que encontrou o Setúbal na prova, o Benfica, recordista de títulos, com 26 troféus conquistados, saiu derrotado na final de 2005 por 2-1, tendo ainda perdido o jogo decisivo em 1965, por 3-1, apesar de ter erguido a taça à custa dos setubalenses em 1962 (3-0) e 1943 (5-1).

O histórico de confrontos entre o FC Porto, líder da I Liga, e o Portimonense, 14.º posicionado, é menos extenso e muito mais favorável aos ‘dragões’, que se impuseram-se nos dois embates anteriores, por 13-1, em 1956, e 2-0, em 1985.

“A Taça é maior compromisso do FC Porto, depois do campeonato. […] Os nossos profissionais terão de estar ao melhor nível e com a maior determinação para poder seguir em frente”, observou Fernando Gomes, representante do clube portuense no sorteio.

O Sporting, que ocupa o segundo lugar no escalão principal, também apresenta um registo 100% vitorioso nos oito jogos disputados na Taça de Portugal frente ao Famalicão, sétimo classificado na II Liga, que vai defrontar pela terceira vez nas últimas quatro épocas.

Na temporada 2014/2015, o Sporting goleou em casa a equipa famalicense, por 4-0, mas na temporada passada os ‘leões’ sentiram muitas dificuldades para se imporem em Vila Nova de Famalicão, por 1-0, graças a um golo do sérvio Lazar Markovic, que já abandonou o clube.

Os encontros do Benfica e do FC Porto são dois dos quatro embates entre primodivisionários na quarta eliminatória da Taça de Portugal, que vai proporcionar também confrontos entre o Rio Ave e o Sporting de Braga e entre o Vitória de Guimarães e o Feirense.

Já sem representantes dos distritais, cujos sobreviventes foram afastados na ronda anterior, o sorteio deixou a certeza de a prova ter, pelo menos, duas equipas do Campeonato de Portugal na ronda seguinte, ao proporcionar jogos entre equipas do terceiro escalão: Vizela-Vilaverdense e Praiense-Vilafranquense.

 

4ª ELIMINATÓRIA

Oliveirense-Marítimo
Moreirense-Felgueiras
Farense-Leixões
Praiense-Vilafranquense
Sporting-Famalicão
Caldas-Arouca
V. Guimarães-Feirense
Vizela-Vilaverdense
U. Madeira-Freamunde
Rio Ave-Sp. Braga
Benfica-V. Setúbal
FC Porto-Portimonense
Sporting Ideal- Cova Piedade
Santa Clara-Chaves
Académica-Nacional
U. Leiria-Aves

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.