Navegador solitário leva imagem de Nossa Senhora até ao Brasil

Data:

O navegador solitário Ricardo Diniz vai levar uma imagem de Nossa Senhora de Fátima até ao Brasil, numa viagem que demorará mais de um mês, comemorativa do Centenário das Aparições e dos 300 anos da Senhora da Aparecida.

No domingo, no final da missa agendada para as 11:00, o Santuário de Fátima entregará ao velejador de 40 anos uma imagem de Nossa Senhora. Logo depois, Ricardo Diniz cumpre o primeiro de seis dias a pé até Peniche, numa peregrinação pessoal de mais de 80 quilómetros que, no final do mês, o levará daquela localidade piscatória do distrito de Leiria até São Salvador da Baía, um percurso de cerca de 6.600 quilómetros, a solo, num veleiro com 20 metros, coberto de flores frescas.

“Não são autocolantes de flores, são flores frescas que as pessoas vão deixando no barco”, disse à agência Lusa Ricardo Diniz, justificando a partida do porto de Peniche pela devoção que a localidade piscatória mantém a Nossa Senhora.

Aquela população “é muito devota, a relação que os pescadores têm com Nossa Senhora é fortíssima e esta viagem é também um tributo a isso”, disse Ricardo Diniz.

“Acredito que, independentemente da fé de cada um e das crenças de cada um, o que interessa são os valores transmitidos por Nossa Senhora de Fátima”, frisou.

De abril a junho de 2014, Ricardo cumpriu uma viagem semelhante, igualmente solitária, de 42 dias entre Lisboa e São Salvador da Baía, com escala na Madeira e Cabo Verde, então para homenagear a seleção portuguesa de futebol.

“Esta é uma viagem bastante diferente, também numa altura diferente, é época de furacões e no hemisfério sul o clima não é tão favorável. Mas é o mesmo mar de há 500 anos e é preciso ser humilde para lidar com ele”, frisou o velejador português.

A largada de Peniche, embora dependente das condições climatéricas, está agendada para dia 29 de outubro e a viagem até ao Brasil deverá demorar cerca de um mês a um mês e meio, em função dos ventos e das condições de mar.

À chegada a São Salvador da Baía, a imagem de Nossa Senhora será entregue pelo navegador solitário às autoridades eclesiásticas locais.

Ricardo Diniz está a trabalhar neste projeto há cerca de ano e meio – o financiamento tem sido assegurado por donativos, muitos de cidadãos anónimos, portugueses e brasileiros – e, “por respeito aos valores da missão”, o seu veleiro “não terá visíveis quaisquer logótipos de patrocinadores”, mas apenas a citação “Fé, Paz, Amor”, em inglês e português.

acompanhe a viagem de Ricardo Diniz em www.facebook.com/ricardodinizportugal

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.