História colonial portuguesa em África vai estrear na RTP 2 e RTP África

Data:

A apresentação de “História a História – África” teve lugar, no Palácio Foz, em Lisboa, com a presença do historiador Fernando Rosas, direção de programas da RTP, do Secretário de Estado das Comunidades – José Luís Carneiro e do embaixador Seixas da Costa numa sala repleta de convidados. Foi exibido o episódio “Diamang, um estado dentro do estado”, que conta a história da maior companhia colonial do ciclo africano do Império e um dos cinco maiores produtores de diamantes do mundo, sustentada pela força do trabalho forçado: “Em meados dos anos 50, ocupava na Lunda, em Angola, o equivalente a quase um terço da superfície de Portugal Continental e governava com poderes majestáticos uma população de 80 mil pessoas”.
Depois de uma primeira temporada, em 2015, a série com autoria e apresentação de Fernando Rosas, produzida pela Garden Films, regressa à televisão pública. A estreia é já domingo dia 15 Outubro, às 21h, na RTP2. Na RTP África, a série passará nas terças-feiras, às 21h. Desta vez, a série é exclusivamente dedicada à história colonial portuguesa em África. Filmada em Angola, Moçambique, Cabo-Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, esta segunda temporada da série documental começa nas guerras de ocupação e nas “campanhas de pacificação”, no século XIX, e atravessa diversas dimensões da história imperial portuguesa: as políticas coloniais da Primeira República e do Estado Novo; os projetos de povoamento branco; as diferentes formas de exploração da mão-de-obra nativa e as políticas segregacionistas; as atrocidades cometidas pela PIDE nos territórios africanos; a manutenção da escravatura; os massacres não reconhecidos oficialmente; a origem dos movimentos de libertação; as grande obras do império em Moçambique e Angola; a Guerra Colonial; a organização das lutas armadas; a insurreição dos colonos; o retorno. “Pela mão de Fernando Rosas, visitamos os espaços mais simbólicos e marcantes da História do antigo Império Português, desde o final do século XIX até às independências das ex-colónias. Uma oportunidade única para ficar a conhecer alguns dos episódios desta História, como nunca antes foi contada”, descreve a sinopse oficial. Esta nova série é o resultado de dois anos de trabalho de investigação, recolha de materiais iconográficos e documentais, escrita dos guiões e gravações em África.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.