Fim de semana é de calor mas a chuva regressa segunda-feira

Data:

Quem gosta de sol e calor deve aproveitar bem o fim-de-semana, que trará temperaturas acima dos 30 graus Celsius na generalidade do território. Mas na 2ª feira regressa a chuva, com descida das temperaturas, por causa do furacão Ophelia, que vai passar pelas ilhas de Santa Maria e São Miguel, nos Açores.

Quem gosta de sol e calor deve aproveitar bem o fim-de-semana, que trará temperaturas acima dos 30 graus Celsius na generalidade do território.
Mas na segunda-feira a chuva regressa, com descida das temperaturas, devido à passagem do furacão Ophelia, explicou à Lusa meteorologista Maria João Frada, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Para sábado e domingo estão previstas temperaturas acima dos 30 graus Celsius na generalidade do território, mas na segunda-feira, o cenário muda muito por conta da trajetória do furacão Ophelia, que hoje está no Atlântico e deverá atingir os Açores. “A partir de segunda-feira parece que vai haver uma mudança no estado do tempo, mas até lá vamos continuar, na generalidade do território, com temperaturas acima do normal para a época, com máximas acima dos 30 graus”, disse a meteorologista.

Ophelia passa a categoria 2
O IPMA já alertou que o furacão Ophelia subiu a categoria 2, e prevê vento com rajadas na ordem dos 100 qulómetros/hora nas ilhas de Santa Maria e São Miguel, nos Açores.
Segundo um comunicado do Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores do IPMA, às 21h de quinta-feira (mais uma hora em Lisboa), o centro do ciclone Ophelia estava a 1.150 quilómetros a sudoeste dos Açores.
O ciclone, designação meteorológica que engloba tempestades tropicais e furacões de categorias 1 a 5, está praticamente estacionário, mas “nas próximas horas deverá voltar a deslocar-se para este/nordeste em direção ao arquipélago”, adianta o comunicado, disponibilizado na página do ‘Facebook’ da delegação regional dos Açores do IPMA.
A previsão indica que “existe uma probabilidade de o ciclone condicionar o estado do tempo no grupo oriental” – com vento médio igual ou superior a 65 quilómetros/hora – a partir das 12h de sábado em Santa Maria e em São Miguel. Deverá ocorrer “um agravamento do estado do tempo, com precipitação por vezes forte e acompanhada de trovoada, vento com rajadas que em São Miguel podem chegar aos 100 quilómetros/hora e em Santa Maria poderão ultrapassar os 100 quilómetros/hora, e ondas que podem atingir os seis metros de altura significativa”, refere o IPMA.
Quanto às ilhas dos grupos ocidental, Flores e Corvo, a partir da madrugada de hoje, “devido a uma superfície frontal fria com atividade moderada a forte, prevê-se precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada”. Esta situação estende-se no sábado às ilhas da Terceira, Pico, São Jorge, Graciosa e Faial, o grupo central dos Açores.
O IPMA emitiu avisos amarelo e laranja para o arquipélago devido à previsão de chuva, vento, trovoada e agitação marítima. O aviso laranja é o segundo de uma escala de quatro e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado. O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.