O Vaticano emitiu a 5 de outubro, uma moeda de dois euros comemorativa do Centenário das Aparições de Fátima e do pontificado do papa Francisco. A emissão foi feita uma semana antes da Peregrinação Aniversária de outubro, que terá lugar a 12 de 13 deste mês.
Uma informação publicada na página oficial da Santa Sé, revela que o Gabinete de Filatelia e Numismática do Vaticano celebra o Centenário das Aparições com uma nova moeda de dois euros, que apresenta a imagem dos três pastorinhos – os santos Francisco e Jacinta Marto e da sua prima Lúcia – diante da Basílica de Nossa Senhora do Rosário.
Segundo o Santuário de Fátima, a nota descritiva emitida pelo Vaticano a anunciar a emissão da moeda faz referência a que as crianças, “enquanto brincavam” na Cova da Iria, depois de terem deixado o seu rebanho a pastar, “viram aparecer uma ‘bela Senhora que emanava uma luz fulgurante’, que se apresentou como a Virgem do Rosário”.
O texto faz, assim, referência às “aparições” ocorridas perto de Aljustrel, “uma comunidade perto da pequena cidade de Fátima, em Portugal”, testemunhadas em 1917 pelas três crianças, então com 10, 09 e 07 anos, respetivamente.
A nota refere, ainda, que depois de um primeiro encontro com a “bela Senhora”, seguiram-se outros cinco encontros, até 13 de outubro de 1917, “revelando uma série de acontecimentos históricos que iriam ter lugar nos anos seguintes”. “Em 1930, a Igreja Católica reconheceu o caráter sobrenatural das aparições, autorizando o seu culto, e em Fátima foi edificado um santuário que o Papa Francisco visitou a 12 e 13 de maio de 2017”, conclui a nota do Vaticano.
Com uma tiragem prevista de 10 mil exemplares, a moeda está contida num estojo e custa 37 euros. Tem um valor nominal de dois euros, um peso de 8,50g e diâmetro de 25,75 mm, Foi esculpida por Orienta Rossi e gravada por Silvia Petrassi. A cunhagem desta moeda faz parte do programa filatélico e numismático do Gabinete da Santa Sé.