Este ano a DGS tem mais doses disponíveis do que na campanha anterior: 1,4 milhões de vacinas para administração gratuita.
Arrancou a 2 de outubro a campanha de vacinação contra a gripe 2017/2018, da Direção Geral de Saúde (DGS), que decorre no outono e no inverno. Este ano a DGS tem mais doses disponíveis do que na campanha anterior: 1,4 milhões de doses de vacinas para administração gratuita. Em 2016/2017 foram disponibilizadas gratuitamento 1,2 milhões de doses de vacina, para além das existentes nas farmácias.
Nunca é demais lembrar que a vacina contra a gripe “é fortemente recomendada” a pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, doentes crónicos e imunodeprimidos (a partir dos seis meses de idade), grávidas, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados, informa um comunicado divulgado pela DGS, onde se indica que a vacina contra a gripe é recomendada também a pessoas entre os 60 e os 64 anos.
“A gripe é uma doença contagiosa que, habitualmente, cura espontaneamente. Mas, podem ocorrer complicações, particularmente em pessoas com doenças crónicas ou com 65 ou mais anos de idade”, sublinha Francisco George, Diretor-Geral da Saúde, acrescentando que a vacinação é a melhor prevenção, “sobretudo para as complicações graves”.
A vacina deve ser feita preferencialmente até final do ano, mas pode ser administrada durante todo o outono e inverno. A DGS lembra que, além da vacinação, para prevenir infeções respiratórias são essenciais também a higiene das mãos e a etiqueta respiratória, como tossir ou espirrar para um lenço descartável ou para o antebraço. Caso se suspeite de estar infetado, evitar o contacto próximo com outras pessoas.
Vacinação gratuita
A vacinação é feita nos Centros de Saúde da área de residência e gratuita, sem necessidade de declaração médica e sem pagamento de taxa moderadora para:
– Pessoas com 65 ou mais anos
– Pessoas, independentemente da idade, que tenham Diabetes Mellitus, Síndroma de Down, façam diálise ou tenham sido submetidas a um transplante.
– Pessoas a aguardar transplante ou a fazer quimioterapia
– Pessoas com fibrose quística ou com défice de alfa-1 antitripsina
– Pessoas com doença crónica com compromisso da função respiratória.
A vacinação é também gratuita para profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), bombeiros com atividade assistencial e residentes em instituições ou pessoas internadas em unidades do SNS.
Para além as 14 mil doses disponibilizadas pela DGS, há vacinas nas farmácias para os cidadãos não abrangidos pela vacinação gratuita. “A vacina é adquirida com receita médica, válida até 31 de dezembro de 2017, e comparticipada a 37 por cento”, informa a DGS.