Um pouco por todo o país serão promovidas atividades de caráter gratuito, num apelo à prática e incentivo da atividade física. No link http://www.fpcardiologia.pt/atividades/dia-mundial-do-coracao/dia-mundial-coracao-2017/ estão agendadas todas as atividades que vão decorrer
O Dia Mundial do Coração celebra-se sempre a 29 de setembro. Trata-se de uma iniciativa da Federação Mundial do Coração, da qual a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) faz parte, sendo a responsável pela organização e dinamização das comemorações desta data em Portugal. Conta ainda com a participação da UNESCO, da Organização Mundial de Saúde entre outras instituições.
Nesse âmbito, a FPC vai realizar, por todo o país, diversos eventos, com o objetivo de consciencializar a população para a adoção de um estilo de vida mais saudável. As iniciativas serão realizadas por todo o país, tendo início já no dia 26 de setembro.
Sob o mote ‘Partilha a tua energia’, decorrerá hoje uma sessão de esclarecimento, na Fnac do Chiado, em Lisboa, às 18h30. Moderada pelo apresentador Júlio Isidro, contará com a presença de Manuel Carrageta, cardiologista e presidente da Federação Portuguesa de Cardiologia, Paulo Rocha, fisiologista do Exercício e de Ercília Machado, atleta de alta competição de Atletismo.
O dia 29 de setembro será marcado pela conferência de apresentação da campanha do Dia Mundial do Coração 2017 e contará com a presença de algumas figuras públicas nomeadamente Nuno Delgado, conhecido atleta de judo, que partilhará o seu testemunho sobre a importância da adoção de um estilo de vida saudável.
O evento vai realizar-se no Museu Nacional do Desporto, no Palácio Foz, em Lisboa e será conduzido por: Manuel Oliveira Carrageta, presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia; Augusto Baganha, presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude; Luís Negrão, assessor médico da Fundação Portuguesa de Cardiologia e responsável pela campanha do Dia Mundial do Coração e António Tavares, vice-presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, localidade escolhida este ano, como sede da iniciativa.
No mesmo dia, prevê-se que a Fundação Portuguesa de Cardiologia marque presença na tarde desportiva no Terreiro do Paço, em Lisboa, através do programa ‘BE ACTIVE’. Esta iniciativa integra-se no calendário da Campanha da Semana Europeia do Desporto, que decorre até 30 de setembro, organizada pela Comissão Europeia e coordenada, em Portugal, pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.
De norte a sul do país serão promovidas atividades de caráter gratuito, num apelo à prática e incentivo da atividade física. No link http://www.fpcardiologia.pt/atividades/dia-mundial-do-coracao/dia-mundial-coracao-2017/ estão agendadas todas as atividades que vão decorrer no país.