Chega hoje a Portugal, às 21h02, oficialmente, a estação que traz uma belíssima variedade de tons às folhas das plantas e das árvores e deixa para trás o calor do verão. Mas o outono não chega com frio, já que as temperaturas vão subir no fim-de-semana…
O Equinócio de Outono ocorre hoje, 22 de Setembro às 20h02, tempo universal. Significa que o outono chegará oficialmente às 21h02 em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, e às 20h02 na Região Autónoma dos Açores.
Este instante marca o início do outono no Hemisfério Norte, e o final do verão. Esta estação prolonga-se até ao próximo Solstício que ocorre no dia 21 de Dezembro às 16h28 em Portugal continental e dará lugar ao inverno
O equinócio é o instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, passa no equador celeste. A palavra de origem latina ‘aequinoctium’ agrega o nominativo ‘aequus’ (igual) com o substantivo ‘noctium’, genitivo plural de ‘nox’ (noite). Assim significa “noite igual” (ao dia), pois nestas datas dia e noite têm igual duração, tal é a ideia que permeia a sociedade.
Outono sim, mas com sol…
E o inicio do mês de outono vai ser marcado com temperaturas a variar entre os 20 e os 30 graus Celsius.
As temperaturas vão ser mais elevadas no Alentejo, em especial no interior, devendo chegar aos 31 graus e na região Vale do Tejo entre 27 e 30 graus, indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Já no interior norte, as temperaturas máximas vão variar entre os 26 e os 28 e no litoral norte e centro entre 20 e 25 graus.
Em 2017 o outono termina a 21 de dezembro, dando lugar ao inverno precisamente às 16h28.