‘Pessoa Unveiled/Pessoa Desdobrado/Pessoa Dépliée’ é constituída sobretudo por trabalhos de ilustradores portugueses. Organizada pela Coordenação do Ensino da Língua Portuguesa no Canadá, pelo Camões – Instituto de Cooperação e Linguagem, I.P., e pelo Programa de Português da Universidade de Toronto.
‘Pessoa Unveiled/Pessoa Desdobrado/Pessoa Dépliée’ é o nome de uma exposição que está patente até 23 de setembro na Universidade de Toronto, Canadá, seguindo depois para a Universidade de York.
Segundo a organização, “’Pessoa Unveiled’ é uma exposição coletiva itinerante com trabalhos de ilustradores portugueses que visa mostrar aos canadianos as diferentes interpretações culturais representativas da identidade portuguesa e da cena artística contemporânea”.
Com curadoria de Raquel Vilhena a exposição é organizada pela Coordenação do Ensino da Língua Portuguesa no Canadá, peloCamões – Instituto de Cooperação e Linguagem, I.P., pelo Programa de Português da Universidade de Toronto e pela Biblioteca Robarts.
Raquel Vilhena disse à Lusa ‘Pessoa Unveiled/Pessoa Desdobrado/Pessoa Dépliée’ é constituída sobretudo por trabalhos de ilustradores portugueses, “com o ocasional convite estendido a artistas canadianos, que vão à descoberta da obra de Pessoa de forma a decifrar o seu ADN literário e criar uma obra que identifique a vida ou a obra do poeta”.
Entre os ilustradores participantes estão João Vaz de Carvalho, Eunice Rosado, Hélder Oliveira, Ricardo Campos, Vasco Gargalo, Rita Ravasco ou Rachel Caiano. “’Pessoa Desdobrado’ é um projeto em contínuo crescimento. Começou com um pequeno grupo de ilustradores portugueses convidados e tem vindo a crescer. Mais recentemente, juntou-se ao projeto o artista português Miguel Barros com uma peca interpretativa dos heterónimos de Fernando Pessoa”, disse a curadora.
A exposição pôde ser vista pela primeira vez na Câmara Municipal de Toronto, a 10 de junho do ano passado, para celebrar o Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas. Já este ano, esteve na cidade de Winnipeg e na província de Manitoba. Pode ser visitada agora na Universidade de Toronto, partindo depois para a Universidade de York, onde poderá ser vista entre 6 de novembro e 6 de dezembro.
“Na esperança que este projeto singular continue a abrir as portas do conhecimento na divulgação da cultura portuguesa, estamos a trabalhar para o levar a Otava e a Montreal, entre outras cidades canadianas em locais e datas a anunciar brevemente”, disse ainda a curadora.
joão beja
10 Fevereiro, 2018 at 21:54olá sou o autor do desenho original de fernando pessoa
que ilustra o vosso texto, poeta que muito aprecio e vou homenageando através do desenho e pintura. veja mais sobre pessoa. em artmajeur.com/joaobeja,ou em jobeja.blogspot.com,
ou ainda em joão beja no pinterest.
é de elementar justiça referenciar o autor da ilustração.mais ainda sendo sobre ilustradores o tema.
cordiais saudações joão beja
José Duarte
8 Março, 2018 at 12:20Caro João Beja
Agradecia que me refenciasse o respetivo texto e publicaremos obviamente uma referencia autoral que apenas por lapso não aconteceu. Do facto apresento as minhas desculpas.
José Duarte
Chefe de Redação