“A história da existência destas terras remonta ao século XII. Do património religioso ao arquitetonico são vários os motivos para ficar a conhecer Sobral de Monte Agraço”, convida o autarca nesta entrevista ao ‘Mundo Português’
O que oferece hoje a Vila de Sobral de Monte Agraço a quem a visita?
A vila de Sobral de Monte Agraço oferece um património natural e paisagístico de grande beleza não faltando apelos a permanecer na região de Sobral de Monte Agraço. A história da existência destas terras remonta ao século XII e é corroborada permanentemente pela herança patrimonial e cultural que se manifesta nos locais e recantos mais inesperados.
Do património religioso, ao arquitetónico, terminando no militar, são vários os motivos para ficar a conhecer Sobral de Monte Agraço. No Centro de Interpretação das Linhas de Torres ficará a saber mais da história das Linhas de Torres, construídas para defender Portugal da 3ª Invasão Francesa. Se é amante da natureza, não deixe de conhecer o Circuito do Alqueidão, ou percorrer um dos percursos pedestres (PR) existentes no concelho. E na vertente religiosa não deixe de visitar o monumento nacional da Igreja de Santo Quintino.
Em matéria de saúde e assistência que investimentos têm sido feitos para serviço da população?
O Município tem dado um apoio importante nesta matéria, disponibilizou terreno para a construção do actual centro de saúde em sobral de monte agraço, agora transformado em Unidade de Saúde Familiar, como disponibilizou infraestruturas (edifício) para a instalação da extensão do centro de saúde na sapataria, freguesia mais distante da sede de concelho permitindo que os utentes daquela freguesia tenham um serviço de maior proximidade.
Que apoios tem a Câmara desenvolvido para a educação e infância no concelho?
Na educação e infância no concelho, o município tem desenvolvido medidas facilitadoras às famílias como o reforço dos transportes escolares, a ação social escolar e as bolsas de estudo para alunos do ensino superior, que vão muito além do que a legislação prevê e obriga.
Considerando o aumento significativo da procura de atividade de ocupação de tempos livres durante as interrupções letivas para os seus filhos e educandos, por parte dos encarregados de educação, o município decidiu criar o programa “Sobral vive as férias”. Paralelamente a este programa o município continuou a desenvolver programas já consolidados durante as férias.
O Centro de Interpretação das Linhas de Torres disponibiliza um programa educativo desde o pré-escolar ao ensino secundário sendo frequentemente visitado por parte da comunidade escolar.
Como é que a Câmara tem apoiado o trabalho das juntas de freguesia no seu trabalho em prol das populações?
As juntas de freguesia são um pilar fundamental no desenvolvimento do trabalho, o Município tem assinado um protocolo de delegação de competências que para além de transferências financeiras cerca de 850 mil euros de 2014 a 2017, meios humanos e a cedência de máquinas permitem fazer um trabalho de maior proximidade junto das populações.
Sobral de Monte Agraço é um concelho que está às portas da grande Lisboa. Vê isso como uma vantagem ou uma desvantagem?
É sempre uma vantagem Sobral de Monte Agraço é um concelho a descobrir, a ruralidade bem perto da grande capital. Com património cultural e religioso, paisagens de encantar e um turismo de natureza para quem deseja disfrutar do ar do campo ás portas da cidade.