EPE tem mais alunos em França e no Luxemburgo

Data:

Afirmou Algusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, à margem da apresentação da Rede do Ensino Português no Estrangeiro

O ministro português dos Negócios Estrangeiros considera que o novo modelo para o ensino do português em França e no Luxemburgo “é uma boa solução” e vincou que a procura por estes cursos até aumentou.
“Acompanhámos desde o início a vontade das autoridades francesas de conceber e organizar o ensino do português no quadro das línguas vivas e não apenas no quadro das línguas de origem dos respetivos imigrantes”, enquadrou Augusto Santos Silva, acrescentando que “é esse o lugar próprio do português”.
Em resposta aos jornalistas, à margem da apresentação da Rede do Ensino Português no Estrangeiro para o ano letivo de 2017/2018, que decorreu na sede do instituto Camões, em Lisboa, o ministro salientou que “esta passagem, muito importante na maneira como concebemos o ensino da língua, desencadeou um aumento da procura, temos mais gente a querer aprender português em França e temos que responder a essa procura”.
Em julho do ano passado, Portugal assinou com a França um protocolo que colocou o ensino de português no dispositivo EILE (Ensino Internacional de Língua Estrangeiro), e, consequentemente, no mesmo patamar de visibilidade de línguas já oferecidas no sistema de ensino francês, como o inglês, o espanhol, o alemão e o italiano, aumentando o número de alunos para 9.000.
O caso do Luxemburgo, disse, é diferente, e chegou a representar um “problema diplomático sério nas relações bilaterais entre os dois Estados”, mas foi entretanto ultrapassado.
“No Luxemburgo o caso foi diferente porque o Luxemburgo decidiu propor a extinção dos cursos integrados, uma das duas modalidades tradicionais de ensino de português no país, e procurámos encontrar uma solução, uma alternativa melhor a esses cursos”, lembrou o governante.
Como resultado dessa reorganização negociada entre os dois governos, “segundo o coordenador do ensino do português no Luxemburgo, há mais alunos inscritos para aprender português do que no ano passado”, disse Santos Silva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.