A ação é do Turismo de Portugal e tem por objetivo promover o país como destino turístico. Durante os dias do festival Rock in Rio, o ‘bondinho’ Prazeres 28 vai dinamizar diversas atividades para dar a conhecer Portugal como destino turístico nas mais variadas vertentes.
Para além da participação de músicos portugueses no cartaz deste ano, o Rock in Rio terá ainda outra presença lusa: o elétrico Prazeres 28, que tem promovido Portugal como destino turístico em várias cidades do Brasil, chega agora ao espaço, que acolhe a partir de amanhã, o festival Rock in Rio.
Uma nota divulgada pelo Turismo de Portugal explica que “o país dos mais variados espetáculos de música marcará presença no evento carioca com a chegada do bondinho (elétrico) Prazeres 28, um dos grandes ícones culturais de Lisboa, que estará aberto à visitação em um lounge na Cidade do Rock durante todos os dias do festival – 15 a 17 e 21 a 24 de setembro”.
A iniciativa, que surgiu de uma parceira do Turismo de Portugal com os organizadores do evento, vai permitir ao público participar em diversas atividades para conhecer Portugal, que é um dos destinos turísticos do momento. Segundo a mesma nota, o Prazeres 28 vai fazer “um verdadeiro passeio por um país moderno e diversificado, mas que mantém as suas raízes”. “Quem tomar assento vai conhecer um Portugal que também é festa, destacando-se a vasta oferta da programação cultural e musical, incluindo o Rock in Rio Lisboa e a sempre agitada e cosmopolita vida urbana que faz do país uma referência na Europa”, convida o Turismo de Portugal.
Haverá ainda uma viagem virtual pelas ruas históricas e pontos importantes de Lisboa no clássico trajeto feito diariamente pelo elétrico ‘Prazeres 28’, mas vai além e faz conhecer outras localidades e elementos culturais: a decoração inclui referências à Biblioteca de Coimbra, à Casa da Música no Porto, à guitarra portuguesa e à visão de Lisboa sobre o Tejo, além de azulejos tipicamente lusos, sem esquecer dos bons vinhos.
Convite a visitar Portugal
Todo o percurso é feito na companhia do poeta Fernando Pessoa, que terá uma réplica da sua estátua num espaço espacialmente dedicado a quem quiser tirar uma foto.
O objetivo é “incentivar os passageiros de longo curso, em trânsito por Lisboa ou Porto, a aproveitarem a passagem por Portugal para descobrir e visitar o país, podendo ficar até cinco dias numa destas cidades portuguesas – assim como Açores, Madeira e Algarve – e visitando dois lugares pelo preço de um”. Durante o Rock in Rio, o Prazeres 28 vai receber operadores e agências de viagem para promover o Rock in Rio Lisboa, que regressa a 2018 à capital portuguesa, para a sua oitava edição.
O Turismo de Portugal tem apostado na música como um dos elementos de promoção de Portugal no estrangeiro, de tal modo que o país é hoje reconhecido internacionalmente como um dos melhores do mundo quando o assunto é acompanhar os mais diversos tipos de espetáculos musicais.