O que oferece hoje Alenquer a quem a visita?
Alenquer é um pilar histórico de Portugal, merece ser tratada com essa deferência e respeito. Temos no nosso território, ativos dignos de um quadro romântico pintado pelo tempo, no qual não faltam quintas seculares, igrejas, basílicas e conventos, ancestrais costumes, montanha e várzea e paisagem vinhateira única, na qual se produz o melhor vinho do mundo desde o período da ocupação romana. Este vinho, hoje com expressão mundial, é arte tangível, servida à mesa por quem melhor sabe receber, os alenquerenses.
Para além do seu maior ativo, o vinho e os seus subprodutos turísticos, Alenquer tem também no Natal e nas Festas do Império do Divino Espirito Santo outros fortes ativos turísticos.
Desde logo o Natal, não fosse Alenquer o “Presépio de Portugal”, com as suas ligações ao Natal pela via do seu presépio monumental montado na encosta desde 1967 e do seu convento franciscano, no qual São Francisco de Assis, em 1223, terá sido responsável pela montagem em argila, do primeiro presépio do mundo.
As Festas do Império do Divino Espirito Santo, nascidas em Alenquer pela mão da Rainha Santa Isabel e Dom Dinis no século XIV, crescem de ano para ano desde a altura em que foram retomadas, em 2007. Estas festas saídas de Alenquer para todo o mundo, têm agora uma força incrível junto da diáspora.
Em matéria de saúde e assistência que investimentos têm sido feitos para serviço da população?
A câmara é muito sensível às necessidades da sua população (nomeadamente o tecido munícipe mais carenciado, e mais sénior) e à sua qualidade de vida, e tem por isso vindo a apresentar junto destes uma grande oferta de apoios e programas que possam maximizar a sua qualidade de vida e mantê-los tão saudáveis e ativos quanto possível. Para isto, a autarquia conta com o seu Núcleo Dinamizador de Técnicos na Área da Terceira Idade – constituído por técnicos da autarquia e das IPSS do concelho de Alenquer, que promovem anualmente um conjunto de atividades em parceria, visando promover as atividades socioculturais e recreativas e contribuir para a integração dos idosos institucionalizados na comunidade local.
A par do Núcleo Dinamizador de Técnicos na área da terceira idade, o município tem ainda os seguintes serviços/programas:
Universidade da Terceira Idade de Alenquer – dirigida à população idosa a universidade oferece um plano diversificado de disciplinas, com Polos em vários locais do concelho de Alenquer, tendo por objetivos de dinamizar a população sénior, promover o envelhecimento saudável, a qualidade de vida dos mais idosos e fortalecer a troca de conhecimentos e experiências.
Oficina Domiciliária – consiste na prestação de serviços de pequenas reparações no domicílio, destinadas a pessoas idosas ou dependentes residentes no concelho de Alenquer com fracos recursos económicos e que não possuam condições para as realizar.
Projeto A FALAR É QUE A GENTE SE ENTENDE – consiste num projeto de acompanhamento e intervenção psicológica, a funcionar no edifício dos Paços do Concelho e na Biblioteca do Carregado, com o objetivo de contribuir para o bem-estar, adaptação e ajustamento psicológico dos munícipes que procurem o serviço.
Serviço de Atendimento Social – tem por objetivos informar, apoiar e/ou encaminhar para os serviços competentes, consoante a sua problemática, munícipes que se encontrem em situação de fragilidade social.
Programa de Apoio à Habitação Degradada no Município de Alenquer – destinado apoiar munícipes residentes no concelho de Alenquer em situação de carência económica, com o objetivo de contribuir para a satisfação das suas necessidades básicas de habitabilidade.
Tarifário Especial de Água e Serviço de Resíduos Urbanos – tem por objetivos contribuir para a melhoria da qualidade de vida de munícipes com menores rendimentos, através da atribuição do Tarifário Social de abastecimento de água e de Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos, e de munícipes inseridos em famílias numerosas, através da atribuição do Tarifário Familiar de abastecimento de água e de serviço de resíduos urbanos para famílias numerosas.
Loja Social de Alenquer – tem por objetivos promover e contribuir para uma melhoria das condições de vida dos indivíduos ou famílias em situação de maior vulnerabilidade social, através da atribuição de bens de diversa ordem, como sendo vestuário, calçado, material didático, têxteis, mobiliário e pequenos eletrodomésticos, bem como promover a preservação ambiental, contribuindo para o combate ao desperdício e procedendo ao reaproveitamento de bens e equipamentos.
Protocolo de Colaboração de Ajuda Alimentar – protocolo estabelecido entre a câmara municipal e as Instituições Particulares de Solidariedade Social, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes em situação de fragilidade social com necessidade de ajuda alimentar.
Que apoios tem a Câmara desenvolvido para a educação e infância no concelho?
A Câmara tem dado particular atenção a este tema, ou não fossem o seu Presidente e Vice-Presidente ex-diretores de Agrupamentos escolares deste território.
Cientes de que é na educação daqueles que sendo hoje crianças serão amanhã os homens e mulheres desta terra, de forma progressiva, este executivo tem centrado a sua ação em torno da requalificação do Parque Escolar, com um forte investimento em 4 estabelecimentos de ensino. No plano menos tangível, realizaram-se as seguintes iniciativas e programas: Programa de apoio aos planos anuais de atividades dos agrupamentos de escolas, Projeto Educativo Municipal, Articulação com os Agrupamentos de Escolas, Programa de Apoio ao desporto escolar e realização de visitas de estudo, Projeto Pais Educadores – envolvendo as associações de pais, cujo papel é determinante no sucesso destes programas, Programa de ocupação dos tempos livres, Projeto FÉRIAS DIVERTIDAS, Projeto FÉRIAS DESPORTIVAS, Projeto “BANCO MUNICIPAL DE PARTILHA DE MANUAIS ESCOLARES”, Rede das CIDADES EDUCADORAS, Serviços educativos Culturais, Fóruns Educação, Educação para o Empreendedorismo, Educação Ambiental, Intervenção ao nível da psicologia e terapia da fala, Atribuição de bolsas de estudo aos alunos do Ensino Superior, Atribuição de Manuais Escolares aos alunos do 1º ciclo do ensino Básico, Programa MOCHILA ESCOLAR, Alocação de pessoal não docente nos jardins de infância e escolas básicas, Transportes Escolares, entre outras medidas.
Foi também criada uma Sala Snoezlen no complexo escolar de Alenquer, um projeto nascido no seio do Orçamento Participativo de Alenquer, que espelhou a vontade de um grupo de munícipes que, em democracia e num movimento de cidadania, expressou a sua vontade.
O desporto, o Associativismo e a cultura são também hoje uma importante realidade social para as populações?
Nesta área, a Câmara tem vindo a desenvolver um conjunto alargado de esforços, face aqueles que são os ambiciosos objetivos a que se propôs: tornar Alenquer a capital dos desportos da natureza. Este é um trabalho ainda em curso, e no qual muito resta por fazer, mas acerca do qual muitas sementes foram já lançadas, estando nos dias de hoje o nome de Alenquer associado a algumas das mais emblemáticas provas de Trail Running e BTT do nosso país.
O Orçamento participativo tem tido um importante papel no que toca a transportar a vontade dos munícipes para junto do Executivo Municipal, e aqui, uma vez mais, com recurso a este instrumento foi possível avançar para a construção de uma Pista de atletismo coberta, que dará apoio aos atletas, em particular durante o período do Inverno em que as condições atmosféricas dificultam o treino no exterior.
Além destas iniciativas e projetos, o trabalho da Câmara Municipal tem incidido em particular numa lógica de promoção da prática de atividade física. A prática regular de atividade física tem resultados positivos muito diretos na saúde física e psicológica daqueles que a praticam. Sabendo disto, a Câmara criou o programa ALENQUER A MEXER, promovendo a prática de modalidades como ZUMBA, JOGGING, HIDROGINÁSTICA, STEP e CIRCUITO, junto de todos os munícipes de forma gratuita.
A par disto, foi também criado um Centro de Marcha e Corrida em Alenquer, e fomentado o envolvimento de todos os clubes com prática desportiva ativa. As coletividades são muitas vezes o parceiro ideal para levar o desporto junto dos mais novos em todo o território, pelo que também aqui a Câmara procurou estar atenta e indexar de forma adequada os apoios financeiros e operacionais que atribui aos clubes e coletividades, de acordo com a ação destes no seu território. Em Alenquer os clubes, associações desportivas e coletividades são um parceiro de primeira importância no que respeita à formação desportiva de jovens atletas.
Como é que a Câmara tem apoiado o trabalho das juntas de freguesia no seu trabalho em prol das populações?
A câmara municipal presta apoio a todas as juntas, com quem celebrou acordos de execução que aumentam as competências destas na sua área de influência a troco de uma compensação financeira. Estes contratos são contratos inter-administrativos que têm como contrapartida apoios financeiros de cerca 10.000€/ano para cada uma das Freguesias.
À parte desta concessão de competências e fundos, a câmara apoia naturalmente as juntas de freguesia do seu território de forma mais tangível e tradicional, através da cedência de veículos e máquinas para transporte de inertes para a reparação dos caminhos vicinais, cedência de equipamentos vários para execução de eventos (ex.: material elétrico, cadeiras, mesas…), cedência de mão de obra para execução de eventos (ex.:eletricistas, canalizadores), cedência de edifícios municipais para execução de eventos promovidos pelas Juntas, cedência de equipamentos vários para apoio em obras (ex.: camião cisterna para desentupimento de aquedutos e sarjetas), entre outros.
Adicionalmente a câmara presta também apoio administrativo na elaboração de procedimentos concursais, apoio jurídico sempre que solicitado e aconselhamento técnico em obras promovidas pelas Freguesias.
Entendemos que juntas de freguesia e câmara municipal valem pelo que são capazes de fazer no seu todo, pois são ambas o rosto do trabalho de proximidade. É aqui que os munícipes sentem qualidade percebida e por isso, devemos gerir o território de forma conjunta e partilhada.
Alenquer é um concelho que está muito perto da grande Lisboa. Vê isso como uma vantagem ou uma desvantagem?
Alenquer é e será um mundo a descobrir às portas de Lisboa. Atravessamos um período particularmente feliz, de descoberta do território por parte de quem nos visita, e esse número é crescente e gradual, o que nos motiva a fazer sempre mais pelo nosso território.
A proximidade a Lisboa tem-se revelado uma vantagem competitiva forte, desde logo porque mais nenhuma capital no mundo terá a 20 quilómetros uma região vitivinícola com esta importância e com o potencial que é unanimemente reconhecido mundialmente. A nossa paisagem vinhateira parece desenhada nas colinas e vales do nosso território, e não deixa ninguém indiferente. Numa altura em que os turistas procuram mais para além da capital, na expectativa de “terem um pouco mais de país” na sua escapadela de final de semana, ou na sua semana em Lisboa, encontram assim em Alenquer um destino potencial de um dia, absolutamente perfeito.
Alenquer é servida por ótimos acessos, e com uma pequena reconfiguração na sua oferta de transportes públicos, tornar-se-á um destino ainda mais acessível para quem se desloca desde a capital.
Começa já a despontar o interesse de operadores turísticos que encontram em nós um território vasto, variado e com muito potencial às portas de Lisboa, e onde tudo se encontra ainda puro e por descobrir.