Em Melgaço há leituras ao ar livre até setembro

Data:

O projeto tem como objetivo estimular a criação e o desenvolvimento de hábitos de leitura durante as férias de verão

Entre 4 de julho e 1 de setembro, a Biblioteca Municipal de Melgaço tem uma nova ‘sede’. A morada tradicional mantém-se, mas há livros que livros rumam até outras paragens.
É o projeto Bibliotecas de verão’ que “convida a momentos de descontração com a natureza como pano de fundo”, comor efere uma nota divulgada pela autarquia.
Até 1 de setembro, é possível desfrutar de leituras ao ar livre através da ‘Biblioteca de Jardim’ – instalada nos jardins da Alameda Inês Negra – e da ‘Bibliopiscina’ – a funcionar no Centro de Estágios de Melgaço.
A iniciativa convida a ler um livro, um jornal ou uma revista, a jogar um jogo ou a assistir a uma atividade de animação desfrutando da natureza, assinalando também o Dia Mundial das Bibliotecas, celebrado mundialmente a 1 de julho.
“Este é um projeto que estimula a criação e o desenvolvimento de hábitos de leitura durante as férias de verão, ao mesmo tempo que se realizam pequenas dramatizações, teatro de marionetas, ateliers de expressão plástica, dramática e corporal, sessão de contos e jogos, especialmente vocacionados para o público infantil e juvenil. Pretende-se implementar serviços em espaços informais, de modo a proporcionar o acesso da população à consulta e leitura de livros, jornais e revistas, contribuindo assim para responder às necessidades de informação e de lazer e atrair novos leitores”, explica fonte da autarquia.
Este serviço municipal está aberto a todos. Nas ‘Bibliotecas de Verão’ poderão inscrever-se como leitores da Biblioteca Municipal de Melgaço, ler e requisitar livros, revistas, audiovisuais e material multimédia, participar nas atividades de promoção da leitura. Os serviços básicos da biblioteca são gratuitos.
Com a ‘Bibliopiscina – Mergulhos na leitura’ a população pode requisitar para leitura em casa ou para leitura de presença, os livros e revistas ali existentes.
Funciona nas Piscinas do Complexo Desportivo e de Lazer – Centro de Estágios, à 3ª e 5ª entre as 14h30 e as 17h30.
Já a ‘Biblioteca de Jardim – Jardim de letras’, destina-se aos mais jovens do concelho. Funciona numa casinha em madeira no centro da vila. Ali, pais e filhos podem participar em animação da leitura, jogos, ateliers, hora do conto, entre outras atividades. Além, é claro, de poderem requisitar livros. É preciso apenas fazer a inscrição, no caso das instituições que participem em grupo.
Na Alameda Inês Negra, junto à Praça da República, à 4ª e 6ª das 14h30 às 17h30.
O executivo municipal informa apenas que a “a frequência na Biblioteca implica a observância das normas sociais de comportamento”. “As crianças não deverão ser deixadas sozinhas, sendo que os pais e/ou acompanhantes são os responsáveis pela segurança e comportamento das mesmas”, acrescenta.
Ana Grácio Pinto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.